Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36888
Título: Explorando o terrário como modelo experimental sustentável para o ensino de ciências e biologia
Autor(es): Oliveira, Aline Luana de
Ferreira, Lucas da Silva
Orientador(es): Geus, Jezili Dias de
Palavras-chave: Terrários
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Terrariums
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Data do documento: 16-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Aline Luana de; FERREIRA, Lucas da Silva. Explorando o terrário como modelo experimental sustentável para o ensino de ciências e biologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Este trabalho consiste na necessidade de elaborar materiais que auxiliem os alunos na compreensão de conteúdos específicos relacionados à Botânica em um terrário. Por este motivo, objetivou-se construir um terrário como uma proposta de modelo sustentável destinado a professores das áreas de Ciências e Biologia. A construção deste terrário em sala de aula, visa colaborar para que futuros professores possam estar sendo capacitados a levar materiais didáticos e práticos em sala de aula. O terrário é um modelo de ecossistema ou mini ecossistema que possibilita a observação dos fatores e ciclos que acontecem no meio ambiente. Para a realização desta proposta, foi feito, no primeiro momento, um manual de instrução para construção deste terrário, para que alunos e professores construam em sala de aula. Sabe-se o quanto é importante tratar sobre a botânica nas escolas de forma sustentável e acessível, ainda mais com metodologias práticas e palpáveis que auxiliam em uma melhor compreensão do conteúdo pelos educandos. Posteriormente foram realizadas oficinas com futuros docentes das disciplinas de Ciências e Biologia, e com alunos de escolas da educação básica no Laboratório de Botânica e Conservação da Natureza na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Os resultados obtidos, formalizam a proposta deste projeto, uma vez que, a capacitação de futuros professores e a inserção de materiais didáticos práticos no ensino, colabora com as metodologias em sala de aula. Além disso, a percepção da construção deste material prático viabiliza a sua elaboração ao mesmo tempo que amplia os métodos que podem ser elaborados através de atividades práticas e acessíveis.
Abstract: This work consists of the need to develop materials that help students understand specific content related to Botany in a terrarium. For this reason, the objective was to build a terrarium as a proposal for a sustainable model aimed at teachers in the areas of Science and Biology. The construction of this terrarium in the classroom aims to help future teachers be trained to take teaching and practical materials into the classroom. The terrarium is an eco system model or mini ecosystem that makes it possible to observe the factors and cycles that occur in the environment. To carry out this proposal, an instruction manual was initially created for building this terrarium, for students and teachers to build in the classroom. We know how important it is to deal with botany in schools in a sustainable and accessible way, even more so with practical and tangible methodologies that help students to better understand the content. Workshops were later held with future teachers of Science and Biology subjects, and with students from basic education schools at the Botany and Nature Conservation Laboratory at the Federal Technological University of Paraná, Campus Ponta Grossa. The results obtained formalize the proposal of this project, since the training of future teachers and the insertion of practical teaching materials in teaching collaborate with methodologies in the classroom. Furthermore, the perception of the construction of this practical material makes its elaboration viable while expanding the methods that can be developed through practical and accessible activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36888
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
explorandoterrariomodeloexperimental.pdf916,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons