Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Amanda Emanuele Aparecida-
dc.creatorSilva, Lorena Smiderle da-
dc.date.accessioned2025-05-22T15:44:21Z-
dc.date.available2025-05-22T15:44:21Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationALVES, Amanda Emanuele Aparecida; SILVA, Lorena Smiderle da. O uso da modelagem e atividades experimentais como recursos pedagógicos no ensino de vírus e bactérias. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36883-
dc.description.abstractThe present work discusses a research proposal that aimed to analyze and defend the use of modeling and experimental activities as pedagogical resources in the final years of elementary education in public schools, through the production of alternative activities regarding the teaching-learning process of viruses and bacteria. This work sought to understand what the learning difficulties are in this context, through bibliographical research with qualitative data analysis. The investigation presents in its body the historical relationship of microbiology and its teaching, challenges and potential overcomings. From this perspective, with a focus on teaching viruses and bacteria, the potential of a pedagogical material (e-book), produced by the authors, was analyzed, containing suggestions for educational resources, such as didactic modeling and the use of experimental activities. , with an emphasis on teacher mediation in the pedagogical process in the final years of elementary school. It also presents as a didactic-pedagogical production, the preparation of an e-book, containing suggestions for activities that are easy to carry out by teachers, being the modeling of viral morphology and an alternative bacteria culture medium, since the search for differentiated resources has, together with other factors, such as overload of classes, little time to set up activities, or even the lack of material at the school itself. The data and analysis of the activities were carried out qualitatively through the challenge-overcoming relationship set out in various materials on the topic. Given this, the e-book activities were selected, tested and defended in order to encourage the implementation of alternative resources and facilitators of didactic-theoretical content, aiming for broader and more inclusive teaching, highlighting the need to improve teaching processes through through the use of alternative tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectVíruspt_BR
dc.subjectBactériaspt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVirusespt_BR
dc.subjectBacteriapt_BR
dc.subjectMicrobiologypt_BR
dc.subjectModelyngpt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso da modelagem e atividades experimentais como recursos pedagógicos no ensino de vírus e bactériaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of modeling and experimental activities as pedagogical resources in the teaching virus and bacteriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre uma proposta de pesquisa que objetivou analisar e defender o uso da modelagem e atividades experimentais como recursos pedagógicos nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas, por meio da produção de atividades de cunho alternativo acerca do processo de ensino-aprendizagem de vírus e bactérias. Este trabalho buscou compreender quais são as dificuldades de aprendizagem nesse contexto, por meio de uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa dos dados. A investigação apresenta em seu corpo a relação histórica da microbiologia e seu ensino, desafios e potenciais superações. Nessa perspectiva, com o foco no ensino de vírus e bactérias, realizou-se a análise da potencialidade de um material pedagógico (e-book), produzido pelas autoras, contendo sugestões de recursos educacionais, como a modelagem didática e o uso de atividades experimentais, com ênfase da mediação docente no processo pedagógico nos anos finais do ensino fundamental. Apresenta ainda como produção didático-pedagógica, a elaboração de um e-book, contendo sugestões de atividades de fácil realização pelos professores, sendo a modelagem da morfologia viral e meio de cultura de bactérias alternativo, visto que a busca de recursos diferenciados tem junto outros fatores, como a sobrecarga de turmas, pouco tempo para montar atividades, ou ainda a falta de material na própria escola. Os dados e a análise das atividades foram realizados de forma qualitativa por meio da relação desafio-superação disposta em diversos materiais acerca do tema. Diante disso, as atividades do e-book foram selecionadas, testadas e defendidas a fim de incentivar a implementação de recursos alternativos e facilitadores do conteúdo didático-teórico, visando um ensino mais amplo e inclusivo, evidenciando a necessidade do aprimoramento dos processos de ensino por meio do uso das ferramentas alternativas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.referee3Bueno, Alcione José Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagematividadesexperimentaisrecursopedagogicos.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons