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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36879
Título: | TikTok: uma alternativa para o ensino de evolução das plantas em espaços não-formais |
Título(s) alternativo(s): | TikTok: an alternative for teaching plant evolution in non-formal spaces |
Autor(es): | Silva, Pedro Henrique Vieira da |
Orientador(es): | Geus, Jézili Dias de |
Palavras-chave: | Biologia - Estudo e ensino Educação não-formal Redes sociais TikTok (Rede social on-line) Plantas - Evolução Biology - Study and teaching Non-formal education Social networks TikTok (Electronic resource) Plants - Evolution |
Data do documento: | 24-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SILVA, Pedro Henrique Vieira da. Tiktok: uma alternativa para o ensino de evolução das plantas em espaços não-formais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | O principal desafio da atualidade no ensino de Biologia é a disseminação da alfabetização científica, ou seja, como o assunto teórico abordado dentro da sala de aula vai se relacionar com a vivência do aluno. O presente trabalho apresentará uma alternativa para driblar a falta de interesse dos alunos trazendo a educação para atividades do seu cotidiano por meio das redes sociais, que tem um grande potencial para serem utilizadas como ferramentas para a educação. Com o aumento do número de jovens que estão dentro das redes sociais, a exploração do uso da mesma como um espaço não formal se faz extremamente relevante e também inevitável, por meio do conceito da aprendizagem móvel, alinhado à nova realidade dos alunos que é a da era digital. O desafio é o de direcionar esse espaço para a produção de conhecimento de forma correta e tentando fugir de distrações e também da divulgação de informações falsas. O produto da pesquisa é uma coleção de vídeos curtos com o tema “Evolução das plantas” que foram produzidos e divulgados nas redes sociais (TikTok) como um material para fixação de conteúdo e de fácil acesso e entendimento para todos os tipos de públicos. Posteriormente um questionário destinado a professores e futuros docentes para avaliar o uso das redes sociais aliado com a educação e a aplicabilidade desse material dentro de sala de aula. |
Abstract: | The current main challenge in Biology teaching is the dissemination of scientific literacy, that is, how the theoretical subject addressed within the classroom will relate to the student’s experience. This project will present an alternative to overcome students' lack of interest by bringing education into their daily activities through social networks, which have great potential to be used as tools for education. With the increase in the number of young people who are on social networks, exploring the use of social networks as a non-formal space becomes extremely relevant and also inevitable, through the concept of mobile learning, aligned with the new reality of students, which is of the digital age. The challenge is to direct this space towards the production of knowledge correctly and trying to avoid distractions and also the dissemination of false information. The research product is a collection of short videos with the theme “Evolution of plants” that were produced and disseminated on social networks (TikTok) as a material for content fixation with easy access and understanding for all types of audiences. Subsequently, a questionnaire aimed for teachers and future teachers to evaluate the use of social networks combined with education and the applicability of this material within the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36879 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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