Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36875
Título: Contribuições de um jogo de trilha para abordagem didática sobre sistemas do corpo humano em ciências
Título(s) alternativo(s): Contributions of a trail game for a didactic approach to human body systems in science
Autor(es): Teixeira, Nathalya
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Corpo humano
Ciência - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Human body
Science - Study and teaching
Educational games
Learning
Data do documento: 23-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TEIXEIRA, Nathalya. Contribuições de um jogo de trilha para abordagem didática sobre sistemas do corpo humano em ciências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa explorou as contribuições de um jogo de trilha para abordagem didática sobre sistemas do corpo humano, em uma turma de 9º ano de uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. Para a análise de tais contribuições, foram estabelecidas metas para a sistematização de produções acadêmicas, que abordam sobre jogos educativos do tipo trilha no ensino de Ciências; a construção de um jogo didático do tipo trilha, sobre os sistemas do corpo humano; o desenvolvimento de uma atividade por meio de intervenção pedagógica com os alunos a fim de trabalhar o jogo; e por fim a descrição das vantagens e as limitações do jogo, com base nos resultados obtidos com a intervenção pedagógica. A pesquisa foi organizada em 4 etapas. A primeira etapa consistiu em uma revisão de literatura, com levantamento de trabalhos publicados, na segunda etapa o jogo de trilha foi construído com a temática sobre os sistemas do corpo humano, na terceira etapa os alunos responderam um questionário com 11 perguntas. Na quarta e última etapa foi realizada a coleta dos dados e a descrição com análise de conteúdo proposta por Roque Moraes (1999). Os resultados obtidos indicam que o jogo de trilha “Sistemas do Corpo Humano” no ensino de ciências teve um desempenho satisfatório, contribuiu para a aprendizagem dos estudantes. A partir dos questionários e da atividade de intervenção pedagógica, foi possível considerar que a atividade com jogos de trilha no ensino de ciências impulsionou o interesse dos alunos, a retomada de conteúdos que antes não haviam sido aprendidos por parte dos alunos e a cooperação entre os educandos, demonstrando que o jogo é uma ferramenta didática com potencial para o uso nas aulas de ciências.
Abstract: This research study explored the contributions of a trail game to the didactic approach to human body systems in a 9th grade class at a state public school in Ponta Grossa/PR. In order to analyze these contributions, goals were set for the systematization of academic productions that deal with educational games of the trail type in science teaching; the construction of a didactic game of the trail type, about the systems of the human body; the development of an activity through pedagogical intervention with the students in order to work the game; and finally the description of the advantages and limitations of the game, based on the results obtained with the pedagogical intervention. The research was organized into 4 stages. The first stage consists of a literature review, with a survey of published works, in the second stage the trail game was built with the theme of human body systems, in the third stage the students answered a questionnaire with 11 questions. In the fourth and final stage, data was collected and described using the content analysis proposed by Roque Moraes (1999). The results obtained indicate that the “Human Body Systems” trail game in science teaching performed satisfactorily and contributed to the students' learning. Based on the questionnaires and the pedagogical intervention activity, it is possible to consider that the activity with trail games in science teaching boosted the students' interest, the resumption of content that had not previously been learned by the students and cooperation between the students, demonstrating that the game is a didactic tool with potential for use in science classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36875
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicoesjogotrilhaabordagemdidatica.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons