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Título: A abordagem CLIL e o processo de aquisição/ aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The CLIL approach in the english language acquisition/learning process
Autor(es): Azzolini, Glenda Karoline Silva
Orientador(es): Winfield, Claudia Marchese
Palavras-chave: Linguagem e línguas
Língua inglesa - Estudo e ensino
Educação bilíngüe
Language and languages
English language - Study and teaching
Education, Bilingual
Data do documento: 21-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: AZZOLINI, Glenda Karoline Silva. A abordagem CLIL e o processo de aquisição/ aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: Essa pesquisa consiste em estudo de caso conduzido em uma escola privada em Francisco Beltrão, Paraná. O objetivo geral do estudo é analisar o desenvolvimento das competências auditivas, de escrita, orais e de leitura de forma integrada na língua inglesa como segunda língua por aprendizes brasileiros, pré-adolescentes a partir da abordagem CLIL. Os objetivos específicos podem ser traduzidos nos seguintes pontos: comparar os níveis de proficiência em língua inglesa atingidos pelos participantes do estudo através dos resultados do teste oficial do Exame Internacional de Michigan MYLE Silver realizado em 2023 como diagnóstico, com os resultados da amostra de teste MYLE Gold (Cambridge Assessment English; University of Michigan, 2018) ao qual os alunos foram submetidos em novembro de 2024; identificar e comparar o nível de proficiência em língua inglesa dos participantes de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Conselho da Europa, 2001) a partir dos resultados dos dois testes nos períodos previamente citados e examinar o processo do desenvolvimento das habilidades comunicativas em língua inglesa durante as aulas com a abordagem CLIL à luz da literatura. A pesquisa foi realizada com 18 alunos de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 11 anos. A metodologia da pesquisa é qualitativa com usos de dados quantitativos, pois utilizou os dados quantitativos de testes da Universidade de Michigan e dados qualitativos de anotações de diário de pesquisa da professora-pesquisadora para avaliar a aprendizagem que os alunos demonstraram nas aulas. No primeiro teste, realizado em 2023, os alunos atingiram o nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR) (Conselho da Europa, 2001), demonstrando um bom desenvolvimento em audição, oralidade e escrita, apesar de algumas variações individuais. Após nove meses de estudo com a abordagem CLIL, os participantes atingiram o nível A2 na amostra de teste MYLE Gold no ano de 2024, evidenciando progresso em todas as habilidades linguísticas e comunicativas (audição, escrita, leitura e oralidade). A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, combinada com dados quantitativos dos testes de proficiência e observações das atividades de aulas registradas pela professora-pesquisadora em seu diário de pesquisa. A triangulação de dados qualitativos e resultados quantitativos de testes parece confirmar a eficácia da abordagem CLIL no ensino de inglês no nível do ensino fundamental dentro de um programa bilíngue que adota essa metodologia. Tais resultados indicam possibilidades de inovação metodológica para o ensino de línguas.
Abstract: This research consists of a case study conducted in a private school in Francisco Beltrão, Paraná. The general objective of the study is to analyze the development of listening, writing, oral and reading skills in an integrated manner in English as a second language by Brazilian pre-adolescent learners using the CLIL approach. The specific objectives can be translated into the following points: to compare the levels of English proficiency achieved by the study participants through the results of the official Michigan International Exam MYLE Silver test carried out in 2023 as a diagnostic, with the results of the sample MYLE Gold test (Cambridge Assessment English; University of Michigan, 2018) to which the students were submitted in November 2024; to identify and compare the participants' level of English language proficiency according to the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) (Council of Europe, 2001) based on the results of the two tests in the previously mentioned periods and to examine the process of development of communicative skills in English during classes with the CLIL approach in light of the literature. The research was carried out with 18 students from a 6th grade class of Elementary School, aged between 10 and 11 years old. The research methodology is qualitative with the use of quantitative data, as it used quantitative data from tests from the University of Michigan and qualitative data from the teacher-researcher's research diary notes to assess the learning that the students demonstrated in class. . In the first test, carried out in 2023, the students reached level A1 of the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) (Council of Europe, 2001), demonstrating good development in listening, speaking and writing, despite some individual variations. After nine months of studying with the CLIL approach, participants achieved level A2 in the MYLE Gold test sample in 2024, demonstrating progress in all language and communication skills (listening, writing, reading and speaking). The research used a qualitative methodology, combined with quantitative data from proficiency tests and observations of classroom activities recorded by the teacher-researcher in her research diary. The triangulation of qualitative data and quantitative test results appears to confirm the effectiveness of the CLIL approach in teaching English at the primary school level within a bilingual program that adopts this methodology. These results indicate possibilities for methodological innovation in language teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36870
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