Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTirado, Augusto Cláudio Santa Brígida-
dc.date.accessioned2025-05-21T15:53:55Z-
dc.date.available2025-05-21T15:53:55Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationTIRADO, Augusto Cláudio Santa Brígida. Entre a intuição e a cognição: o papel do método hipotético-dedutivo no desempenho de enxadristas. 2025. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36861-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Xadrez e ciência o método hipotético-dedutivo aplicado no ensino de conceitos estratégicos e científicospt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the applicability of the Hypothetico-Deductive Method (HDM) in the development of chess players' strategic reasoning, exploring its possible contribution to decision-making during chess games. The research combined qualitative and quantitative methods, starting with the analysis of 420 videos available on the Lichess platform, which were used to map themes and player profiles. From this initial dataset, 50 annotated games played by chess players of three different skill levels (Grandmasters, International Masters, and players with a rating below 2000) were selected as the main corpus for analysis. In these games, the stages of the HDM were observed and described, allowing for comparisons between strategies and decision-making processes of players, especially under time pressure. The results indicated a consistent association between the use of the HDM and the accuracy of moves, particularly among titled players. It was also observed that, even under reduced time conditions, players who applied simplified versions of the HDM minimized critical errors. Additionally, a dynamic interaction between intuition and cognition was identified, showing that more experienced players alternate between intuitive and analytical approaches depending on the context. The study is limited by the sample being restricted to specific player profiles and by the absence of directly measured emotional variables. It is concluded that the HDM shows potential to inspire pedagogical proposals in chess teaching, particularly in the development of strategic and scientific reasoning skills. However, future investigations are recommended to assess its effects in formal educational contexts and to explore other factors, such as emotional and technological aspects, that may influence chess performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogadores de xadrezpt_BR
dc.subjectMétodo de estudopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectChess playerspt_BR
dc.subjectStudy skillspt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectIntuitionpt_BR
dc.titleEntre a intuição e a cognição: o papel do método hipotético-dedutivo no desempenho de enxadristaspt_BR
dc.title.alternativeBetween intuition and cognition:the role of the hypothetical-deductive method in chess performancept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade do Método HipotéticoDedutivo (MHD) no desenvolvimento do raciocínio estratégico de enxadristas, explorando sua possível contribuição para a tomada de decisão em partidas de xadrez. A pesquisa combinou métodos qualitativos e quantitativos, partindo da análise de 420 vídeos disponíveis na plataforma Lichess, utilizados para mapear temáticas e perfis de jogadores. A partir desse universo inicial, foram selecionadas 50 partidas comentadas por enxadristas de três níveis de habilidade (GM, MI e jogadores com rating abaixo de 2000), as quais constituíram o corpus principal da análise. Nessas partidas, as etapas do MHD foram observadas e descritas, permitindo comparar as estratégias e tomadas de decisão dos jogadores, especialmente em contextos de pressão temporal. Os resultados indicaram uma associação consistente entre o uso do MHD e a precisão dos movimentos, particularmente entre mestres titulados. Observou-se que, mesmo sob condições de tempo reduzido, enxadristas que aplicaram versões simplificadas do MHD minimizaram erros críticos. Além disso, foi identificada uma interação dinâmica entre intuição e cognição, evidenciando que jogadores mais experientes alternam entre abordagens intuitivas e analíticas conforme o contexto. Limitações incluem a amostra restrita a determinados perfis e a ausência de variáveis emocionais mensuradas diretamente. Conclui-se que o MHD demonstra potencial para orientar propostas pedagógicas no ensino do xadrez, sobretudo no desenvolvimento de habilidades de raciocínio estratégico e científico. Recomenda-se, contudo, que investigações futuras avaliem seu efeito em situações de ensino formal e explorem outros fatores, como aspectos emocionais e tecnológicos, que possam impactar o desempenho enxadrístico.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9191-5529pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241963982636055pt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee1Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Kariston-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3179-5489pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579468905042192pt_BR
dc.contributor.referee4Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee5Brusamolin, Valério-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-3849-0573pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076541861375113pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodohipoteticodedutivoxadrez.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodohipoteticodedutivoxadrez_produto.pdf6,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons