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Título: Desenvolvimento de um inversor de tração para um veículo urbano leve híbrido-flex
Título(s) alternativo(s): Development of a traction inverter for a light hybrid-flex urban vehicle
Autor(es): Lima, Guilherme Ferreira de
Orientador(es): Font, Carlos Henrique Illa
Palavras-chave: Veículos elétricos
Correntes elétricas
Motores elétricos de corrente contínua
Indústria automobilística
Transporte urbano
Electric vehicles
Electric currents
Electric motors, Direct current
Automobile industry and trade
Urban transportation
Data do documento: 28-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LIMA, Guilherme Ferreira de. Desenvolvimento de um inversor de tração para um veículo urbano leve híbrido-flex. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias para eletrificação e hibridização veicular são de suma importância para o crescimento e fomento da cadeia nacional automotiva e compõem parte essencial na vida cotidiana. Com esta premissa o atual trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um inversor de tração trifásico baseado no acionamento de um motor brushless de corrente contínua. O trabalho é parte do projeto Desenvolvimento de um Veículo Urbano Híbrido-Flex o qual faz parte do programa Mover (antigo Rota 2030). A topologia de inversor escolhida é a do inversor trifásico fonte de tensão. Com relação à estrutura de controle, foi adotado o controle de corrente do barramento CC para atuar no controle de torque do motor com o objetivo de diminuição da complexidade da análise e a redução no uso de sensores de corrente. Através das etapas de operação, o perfil elétrico esperado do sistema é traçado visando entender e quantificar o comportamento do acionamento. A metodologia adotada para o estudo tem o auxílio de software de simulação numérica visando validar a análise e propor um padrão de referência para o sistema de controle e potência baseado em um ciclo de condução urbana. As especificações propostas para o projeto são: tensão do barramento CC de 250 V, potência nominal de 7,5 kW com potência máxima de 15 kW, frequência de comutação de 20k Hz, acionando um motor brushless operando com velocidade máxima de 1200 rpm e torque máximo de 350 Nm.
Abstract: The development of technologies for vehicle electrification and hybridization are of utmost importance for the growth and promotion of the national automotive chain and are an essential part of everyday life. With this premise, the current work aims to develop a three-phase traction inverter based on the drive of a brushless direct current motor. The work is part of the project Development of an Urban Flex Hybrid Vehicle, which is part of the Mover program (formerly Rota 2030). The inverter topology chosen is based on the three-phase voltage source inverter. Regarding the control structure, the DC bus current control was adopted to act on the motor torque control in order to reduce the complexity of the analysis and the use of current sensors. Through the operation stages, the expected electrical profile of the system is traced in order to understand and quantify the drive behavior. The methodology adopted for the study is supported by simulation to validate the analysis and propose a reference standard for the control and power system based on an urban driving cycle. The proposed specifications for the project are: DC bus voltage of 250 V, nominal power of 7.5 kW with maximum power of 15 kW, switching frequency of 20 kHz, driving a brushless motor operating at a maximum speed of 1200 rpm and maximum torque of 350 Nm.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36860
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