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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36855
Título: | Uma avaliação de usabilidade na experiência de usuários idosos: o estudo de caso do aplicativo memo |
Título(s) alternativo(s): | A usability evaluation of the experience of elderly users: the case study of the memo application |
Autor(es): | Santos, Thiago Rodrigues dos |
Orientador(es): | Damasceno, Eduardo Filgueiras |
Palavras-chave: | Aplicativos móveis Idosos Usuários da Internet Mobile apps Older people Internet users |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | SANTOS, Thiago Rodrigues dos. Uma avaliação de usabilidade na experiência de usuários idosos: o estudo de caso do aplicativo memo. 2025. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2025. |
Resumo: | Introdução: O avanço da tecnologia tem proporcionado o desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para auxiliar em processos, constituindo uma alternativa acessível e conveniente. Nesse contexto, esta dissertação se propõe a fundamentar-se no desenvolvimento de um aplicativo móvel de treino cognitivo direcionado especificamente para idosos, com o intuito de investigar fatores que influenciam sua usabilidade, eficácia e aceitação. Além disso, ressaltamos a importância contínua da pesquisa e do desenvolvimento neste campo, à medida que as demandas e tecnologias evoluem rapidamente. Metodologia: A metodologia adotada para o desenvolvimento do software aplicativo destinado aos cenários profissionais ou acadêmicos envolve uma abordagem sistemática e iterativa, focada na compreensão das necessidades dos usuários e na entrega de uma solução eficaz e de alta qualidade. A abordagem adotada neste estudo é interdisciplinar, integrando conceitos da psicologia cognitiva, design de interação e tecnologia móvel. Por meio de uma busca bibliográfica abrangente e análises empíricas, pretende-se fornecer uma solução digital que contribua para a promoção da saúde cognitiva em adultos mais velhos. Discussão: Ao integrar conceitos de usabilidade, design de interface e funcionalidades específicas de cada contexto profissional, foi possível criar um software aplicativo que não apenas atenda às demandas práticas do dia a dia, mas também promova a eficiência, produtividade e excelência no desempenho das tarefas. Resultados: Os resultados obtidos a partir da investigação dos fatores de usabilidade, eficácia e aceitação do aplicativo móvel destacam a importância de considerar as necessidades específicas do público-alvo durante o processo de desenvolvimento. Além disso, a integração de estratégias cognitivas com elementos de design de interação adaptativos e intuitivos manifesta-se fundamental para garantir uma experiência satisfatória ao usuário idoso. Conclusão: Nossa análise revelou que, a partir da aplicação prática e da avaliação com diferentes públicos, constatou-se uma aceitação bastante positiva tanto por parte dos idosos — que demonstraram engajamento, facilidade de uso e interesse contínuo nas atividades propostas — quanto dos profissionais da saúde e da área tecnológica, que reconheceram o potencial do aplicativo voltado para idosos representa uma contribuição significativa para a área da reabilitação cognitiva, validando sua aplicabilidade em contextos profissionais e acadêmicos voltados à criação de soluções tecnológicas acessíveis, eficazes e socialmente relevantes. |
Abstract: | Introduction: The advancement of technology has enabled the development of mobile applications aimed at assisting in processes, providing an accessible and convenient alternative. In this context, this dissertation aims to base itself on the development of a cognitive training mobile application specifically targeted at the elderly, with the purpose of investigating factors that influence its usability, effectiveness, and acceptance. Additionally, we emphasize the ongoing importance of research and development in this field as demands and technologies rapidly evolve. Collaboration between professionals and academics is essential to identify new opportunities for innovation and improvement, ensuring that the application software remains relevant and adapted to the constantly changing needs of its users. Methodology: The methodology adopted for the development of the application software intended for professional or academic scenarios involves a systematic and iterative approach, focused on understanding user needs and delivering an effective and high-quality solution. The approach adopted in this study is interdisciplinary, integrating concepts from cognitive psychology, interaction design, and mobile technology. Through a comprehensive literature review and empirical analyses, the aim is to provide a digital solution that contributes to promoting cognitive health in older adults. Discussion: By integrating concepts of usability, interface design, and specific functionalities for each professional context, it was possible to create an application software that not only meets the practical demands of daily life but also promotes efficiency, productivity, and excellence in task performance. Results: The results obtained from the investigation of the usability, effectiveness, and acceptance factors of the mobile application highlight the importance of considering the specific needs of the target audience during the development process. Furthermore, the integration of cognitive strategies with adaptive and intuitive interaction design elements proves to be fundamental in ensuring a satisfying experience for elderly users. Conclusion: Our analysis revealed that the conception and implementation of effective application software demand a deep understanding of the needs and expectations of the end-users. In summary, the development of a cognitive training mobile application targeted at the elderly represents a significant contribution to the field of cognitive rehabilitation and studies aligned with the creation of application software in professional and academic scenarios |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36855 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Informática |
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