Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36854
Título: | Os monstros de OCO: um espetáculo teatral sob a perspectiva dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade |
Título(s) alternativo(s): | The monster of OCO: a theater show from the perspective of studies in science, technology and society |
Autor(es): | Angelon, Rafaela |
Orientador(es): | Silveira, Luciana Martha |
Palavras-chave: | Tecnologia - Aspectos sociais Representação teatral Monstros - Aspectos simbólicos Fantoches Metáfora Technology - Social aspects Acting Monsters - Symbolic aspects Puppets Metaphor |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANGELON, Rafaela. Os monstros de OCO: um espetáculo teatral sob a perspectiva dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Este trabalho de dissertação pretendeu demonstrar o símbolo do monstro como uma representação de tecnologia pela narrativa discursiva decorrente da Era Tecnológica. Nesta chamada “Era Tecnológica” teorizada por Álvaro Vieira Pinto (2005), prenúncios apocalípticos, fatalistas ou escatológicos sobre a futurologia da técnica, por vezes, alertam sobre o controle e consciência própria que a tecnologia terá sobre a sociedade. Estas construções circulam nas mídias, em postagens que buscam click bates, nas obras de ficção científica, e pregam o domínio e o possível extermínio do artificial sobre a vida orgânica. Destas representações da cultura, localizamos o problema de linguagem que atribui uma construção errônea sobre a natureza da técnica, ao não considerar sua forma e atividade histórico social. Compreendemos então o conceito de técnica por uma abordagem fenomenológica existencial e o conceito de representação pela abordagem construtivista para aproximar interações do processo de produção de sentido na cultura e na linguagem. Como parte do estudo teórico, apresentamos uma reflexão sobre a representação da marionete no teatro pela sua historicidade como mediação e metáfora na cultura. Com este embasamento, nos voltamos para o lugar de espectador do espetáculo teatral OCO (2019), produzido e encenado pelo TUT – Teatro da Universidade Tecnológica, com o objetivo de analisar e interpretar quatro produções de formas animadas segundo suas representações de sentido. Os bonecos híbridos bestiais representam um lugar do imaginário, irrompem com o sagrado na cosmogonia do espetáculo e revelam certa verdade sobre a natureza grotesca humana. Pelo signo de monstros visto na construção da Era Tecnológica, representam a angústia humana, a decadência do mito do cientificismo e a marionetização das interações. |
Abstract: | This dissertation aims to demonstrate how the symbol of the monster represents technology through the discursive narrative arising from the Technological Age. In this so-called “Technological Age,” theorized by Álvaro Vieira Pinto (2005), apocalyptic, fatalistic, or eschatological predictions about the future of technology often warn about the control and self-consciousness that technology will exert over society. These constructs circulate in the media, in clickbait posts, in works of science fiction, and promote the domination and possible extermination of the artificial over organic life. From these cultural representations, we identify the problem of language that leads to a flawed understanding of the nature of technology by failing to consider its form and social-historical context. We then approach the concept of technology from an existential phenomenological perspective and the concept of representation from a constructivist approach to better understand the interactions involved in the production of meaning in culture and language. As part of this theoretical study, we reflect on the representation of the puppet in theater through its historical significance as a medium and metaphor in culture. With this foundation, we turn to the audience’s perspective in the theatrical performance OCO (2019), produced and staged by TUT – Teatro da Universidade Tecnológica, with the aim of analyzing and interpreting four productions of animated forms according to their representations of meaning. The bestial hybrid puppets represent a realm of the imaginary, bursting with the sacred in the spectacle’s cosmogony and revealing a certain truth about human grotesque nature. Through the symbol of monsters as seen in the construction of the Technological Age, they embody human anguish, the decline of the myth of scientism, and the puppetization of interactions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36854 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monstrosocoespetaculoteatral.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons