Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36850
Título: Percepções de um grupo de professores da educação infantil a respeito da prática pedagógica sobre a educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Perceptions of a group of early childhood educators regarding pedagogical practice on environmental education
Autor(es): Machado, Deborah Ferreira
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia
Palavras-chave: Educação ambiental
Conceitos
Professores - Avaliação
Educação Continuada
Environmental education
Concepts
Teachers - Rating of
Continuing education
Data do documento: 25-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MACHADO, Deborah Ferreira. Percepções de um grupo de professores da educação infantil a respeito da prática pedagógica sobre a educação ambiental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A presente dissertação analisa as percepções de professores da Educação Infantil após participarem de um curso de formação continuada voltado a práticas pedagógicas em educação ambiental. Em um cenário marcado por desafios ecológicos globais e mudanças climáticas, a educação ambiental se estabelece como um elemento central para promover a construção de sociedades mais conscientes, críticas e sustentáveis. No âmbito da Educação Infantil, essa temática ganha ainda mais relevância, pois é nesse período que se moldam valores, atitudes e comportamentos fundamentais que guiarão as interações das crianças com o meio ambiente ao longo de suas vidas. O principal objetivo da pesquisa foi investigar conceitos e práticas de educação ambiental assimilados por docentes da Educação Infantil, após uma formação continuada, a fim de discutir de que forma essas aprendizagens influenciam suas práticas pedagógicas. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar o perfil dos professores participantes, suas experiências e percepções prévias sobre educação ambiental; mapear os desafios enfrentados e as dificuldades na implementação de atividades de Educação Ambiental no contexto da Educação Infantil; avaliar o resultado do curso sobre as percepções e estratégias pedagógicas dos docentes; e analisar os planos de aula desenvolvidos como reflexo do aprendizado adquirido durante a formação. A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreender como a educação ambiental pode ser integrada ao currículo da Educação Infantil, indo além do ensino tradicional e promovendo uma transformação cultural que fomente a consciência crítica desde os primeiros anos escolares. Os resultados indicam que a formação continuada foi um catalisador para o fortalecimento da confiança dos professores ao abordar temáticas ambientais, ampliando seu repertório pedagógico e permitindo a construção de atividades mais significativas e alinhadas ao contexto infantil. Ademais, os planos de aula elaborados revelaram uma abordagem investigativa e contextualizada, refletindo a internalização dos conceitos discutidos no curso. No entanto, a pesquisa também evidenciou desafios, como a necessidade de maior suporte institucional e a importância de formações continuadas regulares para consolidar mudanças nas práticas pedagógicas. Esta dissertação contribui para o debate sobre a incorporação da educação ambiental no cotidiano escolar, reforçando a relevância de investimentos na capacitação docente como estratégia para alinhar a educação às demandas contemporâneas. Ao propor práticas pedagógicas que informam e transformam, este trabalho reafirma o papel essencial da Educação Infantil na formação de cidadãos críticos, socialmente responsáveis e engajados na preservação ambiental.
Abstract: This dissertation analyzes the perception of early childhood education teachers after participating in a continuing education course focused on pedagogical practices in environmental education. In a context marked by global ecological challenges and climate change, environmental education emerges as a central element to promote the development of more conscious, critical, and sustainable societies. In early childhood education, this theme becomes even more relevant, as this is the stage where fundamental values, attitudes, and behaviors that will guide children's interactions with the environment throughout their lives are shaped. The main objective of this research was to investigate how teachers assimilate the perception and practices of environmental education after continuing education, evaluating how these learnings influence their pedagogical practices. Among the specific objectives are: identifying the profile of participating teachers, their experiences, and prior perception of environmental education; mapping the challenges and difficulties encountered in implementing environmental activities in the context of early childhood education; assessing the impact of the course on teachers' perceptions and pedagogical strategies; and analyzing lesson plans developed as reflections of the knowledge acquired during the training. The research was justified by the need to understand how environmental education can be effectively integrated into the early childhood curriculum, going beyond traditional teaching to promote a cultural transformation that fosters critical awareness from the earliest school years. The results indicate that continuing education served as a catalyst for strengthening teachers' confidence in addressing environmental themes, expanding their pedagogical repertoire, and enabling the development of more meaningful activities aligned with the early childhood context. Furthermore, the lesson plans developed revealed a more investigative and contextualized approach, reflecting the internalization of the concepts discussed during the course. However, the research also highlighted challenges, such as the need for greater institutional support and the importance of regular continuing education to consolidate changes in pedagogical practices. This dissertation contributes to the debate on incorporating environmental education into daily school activities, reinforcing the relevance of investments in teacher training as a strategy to align education with contemporary demands. By proposing pedagogical practices that inform and transform, this work reaffirms the essential role of early childhood education in shaping critical, socially responsible, and environmentally engaged citizens.
Descrição: Acompanha produto educacional "Formação docente colaborativa: a educação ambiental pelos olhos da educação infantil"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36850
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcoesprofessoreseducacaoambiental.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
percepcoesprofessoreseducacaoambiental_produto.pdf628,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons