Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscher, Guilherme Pedro-
dc.date.accessioned2025-05-20T12:24:40Z-
dc.date.available2025-05-20T12:24:40Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationESCHER, Guilherme Pedro. Desenvolvimento de um módulo didático para o ensino de controle de sistemas baseado no sistema de levitação magnética. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36844-
dc.description.abstractThe practical activities help the student’s learning, helping him to visualize the theory in a more objective and experimental way, which facilitates the understanding of the subject studied. A tool that unites theory with practice is the didactic module, however, its high costs and low adaptability hinder its employability. In this way, the construction of low-cost and easy-to-modify didactic modules if necessary. Consequently, some didactic modules have been proposed, among these, the wind levitation system developed by Medeiros (2019) stands out, which consists of maintaining the height of a sphere in a desired position by means of injection of an air jet at the base. In this context, a didactic tool was created to the teaching of systems control based on the magnetic field, which facilitates learning, featuring a low construction cost and facilitates adaptability. The system has a digital PID controller, programmed in Arduino, responsible for controlling the current of the electromagnet, which is responsible for generating the magnetic field and varying the intensity of the field flux required to attract the ferromagnetic core inside the solenoid, allowing to control the position in which it will be inside it. The plant actuator is an electromagnet, while the position of the core is checked with a phototransistor. To increase didactics, the tool has a graphical interface for changing of parameters, allowing to observe their consequences in the response of the system in a Guided and intuitive. The project showed a good performance with low cost, presenting providing an interface that allows changing the parameters of the digital PID controller and demonstrating the system response.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSistemas de controle digitalpt_BR
dc.subjectControladores PIDpt_BR
dc.subjectMicrocontroladorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDigital control systemspt_BR
dc.subjectPID controllerspt_BR
dc.subjectMicrocontrollerspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um módulo didático para o ensino de controle de sistemas baseado no sistema de levitação magnéticapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a didactic module for teaching systems control based on the magnetic levitation systempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs atividades práticas auxiliam o aprendizado do aluno, ajudando-o a visualizar a teoria de uma forma mais objetiva e experimental, o que facilita mais a compreensão do assunto estudado. Uma ferramenta que une a teoria com a prática é o módulo didático, entretanto, seus altos custos e sua baixa adaptabilidade dificultam sua empregabilidade. Desta forma, a construção de módulos didáticos de baixo custo e de fácil modificação se fazem necessários. Consequentemente, alguns módulos didáticos têm sido propostos, dentre estes destaca-se o sistema de levitação eólica desenvolvido por Medeiros (2019), o qual consiste em manter a altura de uma esfera em uma posição desejada mediante a injeção de um jato de ar na base. Neste contexto, foi criado uma ferramenta didática para o ensino de controle de sistemas baseado no campo magnético, que facilita o aprendizado, apresentando um baixo custo de construção e facilita a adaptabilidade. O sistema possuí um controlador PID digital, programado em Arduino, responsável por controlar a corrente do eletroímã, que é o responsável por gerar o campo magnético e variar a intensidade do fluxo de campo necessário para atrair o núcleo ferro magnético no interior da solenoide, permitindo controlar a posição em que este ficará no interior deste. O atuador da planta é um eletroímã, enquanto que a posição do núcleo é verificada com um sensor fototransistor. Para aumentar a didática, a ferramenta tem uma interface gráfica para a alteração de parâmetros, permitindo observar suas consequências na resposta do sistema de forma guiada e intuitiva. O projeto mostrou um bom desempenho com baixo custo, apresentando um interface que permite alterar os parâmetros do controlador PID digital e demonstrar a resposta do sistema.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Coca Salazar, Andrés Eduardo-
dc.contributor.referee1Coca Salazar, Andrés Eduardo-
dc.contributor.referee2Jeronymo, Daniel Cavalcanti-
dc.contributor.referee3Carvalho, Victor Alexandre Franco de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modulodidaticolevitacaomagnetica.pdf12,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons