Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36834
Título: | Explorando o Renascimento: ensino por investigação e reflexões sobre a natureza da ciência na formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Exploring the Renaissance: teaching by research and reflections on the nature of science in teacher training |
Autor(es): | Braz, Ellen Aparecida Marangoni |
Orientador(es): | Suart Junior, Jose Bento |
Palavras-chave: | Química - História Renascimento Professores - Formação Método de estudo de casos Chemistry - History Renaissance Teachers, Training of Case method |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | BRAZ, Ellen Aparecida Marangoni. Explorando o Renascimento: ensino por investigação e reflexões sobre a natureza da ciência na formação docente. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | O ensino de Ciências enfrenta desafios no que diz respeito à forma como o conhecimento científico é apresentado aos alunos, muitas vezes de maneira descontextualizada e com um foco excessivo na transmissão de conteúdos, no lugar de promover uma compreensão crítica sobre a Natureza da Ciência (NDC). Estudos indicam que a integração da História e Filosofia da Ciência (HFC) ao currículo de formação docente pode ser uma solução para essa lacuna, proporcionando uma visão mais ampla e dinâmica da ciência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar de que modo uma sequência didática sobre o Renascimento, fundamentada em História e Filosofia da Ciência e no Ensino por Investigação, contribui para a formação de professores de Química, especialmente na compreensão do período e dos aspectos da Natureza da Ciência. A metodologia do presente trabalho foi estruturada a partir de duas vertentes principais: metodologias de ensino e de pesquisa, que foram escolhidas cuidadosamente para apoiar o desenvolvimento do estudo e atingir os objetivos estabelecidos. Em relação à metodologia de ensino, foi adotada a Sequência de Ensino por Investigação (SEI), com o intuito de organizar uma sequência didática sobre o Renascimento, tematizando a HFc e as concepções filosóficas do período. O levantamento histórico sobre o Renascimento foi realizado com o uso da Historiografia, que proporcionou um referencial teórico adequado à análise dos eventos e transformações da época. Para avaliar a eficácia da sequência didática desenvolvida, foi aplicada a metodologia fenomenológica, com a finalidade de compreender, a partir das percepções dos licenciandos, os impactos e contribuições da abordagem histórica para a formação dos futuros professores de Química, utilizando uma perspectiva qualitativa. A pesquisa foi aplicada a alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana. Os dados analisados consistem das respostas de um questionário aplicado no início da sequência, das respostas ao estudo de caso proposto e das respostas de um questionário realizado com os participantes ao final do processo. O questionário inicial foi analisado em relação a uma perspectiva historiográfica contemporânea sobre o Renascimento. As respostas do estudo de caso foram examinadas de acordo com Sete Índices Temáticos do Estudo de Caso propostos pelos autores e também houve uma análise para identificar possíveis reforços ou críticas às sete visões descritas por Gil-Pérez et al. (2001). Por fim, as respostas obtidas no Questionário Final foram analisadas utilizando-se da fenomenologia. Os resultados da pesquisa indicaram que, apesar de lacunas no conhecimento prévio dos alunos, especialmente no que diz respeito à integração de conceitos filosóficos e científicos do Renascimento, houve um avanço significativo na compreensão dos participantes. Eles passaram a perceber a ciência não apenas como um conjunto de conhecimentos estáticos, mas como um processo dinâmico e em constante evolução, influenciado por diversos fatores históricos, culturais e filosóficos. Entretanto, algumas dificuldades ainda persistiram, como a manutenção de concepções simplistas, que limitam a compreensão do processo científico ao empirismo e à indução, desconsiderando o papel das hipóteses e das interações filosóficas. No entanto, o reconhecimento de figuras chave do Renascimento e a integração de conceitos de diferentes áreas do conhecimento refletem os avanços alcançados pelos alunos. Essa pesquisa destaca a importância de integrar a HFC no ensino de Química, com o intuito de desenvolver uma prática docente mais crítica e reflexiva. A sequência didática, validada neste estudo, pode ser adaptada e aplicada em outros contextos educacionais, oferecendo aos futuros professores ferramentas para contextualizar o ensino de Ciências de maneira mais significativa. |
Abstract: | Science teaching faces challenges regarding the way scientific knowledge is presented to students, often in a decontextualized manner and with an excessive focus on content transmission, rather than promoting a critical understanding of the Nature of Science. Studies indicate that the integration of History and Philosophy of Science (HFC) into the teacher training curriculum can be a solution to this gap, providing a broader and more dynamic view of science. In this sense, the objective of this research is to investigate how a didactic sequence on the Renaissance, based on History and Philosophy of Science and Inquiry-Based Teaching, contributes to the training of Chemistry teachers, especially in the understanding of the period and aspects related to the Nature of Science. The methodology of this work was structured around two main aspects: teaching methodologies and research methodologies, both carefully celected to support the development of the study and achieve the established objectives. In relation to teaching methodologies, the Research Teaching Sequence (SEI) was adopted to organize a didactic sequence on the Renaissance, focusing on the History and Philosophy of Science and the philosophical conceptions of the period. The historical survey of the Renaissance was carried out using Historiography, which provided an adequate theoretical framework for analyzing the events and transformations of the time. To evaluate the effectiveness of the didactic sequence developed, the phenomenological methodology was applied to understand, based on the perceptions of undergraduates, the impacts and contributions of the historical approach to the training of future Chemistry teachers, using a qualitative perspective. The research was applied to students of the Chemistry Degree Course at the Federal Technological University of Paraná, Campus Apucarana. The data analyzed consists of responses to a questionnaire administered at the beginning of the sequence, responses to the proposed case study, and responses to a final questionnaire conducted with the participants at the end of the process. The initial questionnaire was analyzed in relation to a contemporary historiographical perspective on the Renaissance. The case study responses were examined according to seven thematic indices proposed by the authors and an additional analysis was conducted to identify possible reinforcements or criticisms of the seven views described by Gil-Pérez et al. (2001). Finally, the responses obtained in the final questionnaire were analyzed using phenomenology. The survey results indicated that, despite gaps in students' prior knowledge, especially with regard to the integration of philosophical and scientific concepts of the Renaissance, there was a significant advance in participants' understanding. They began to perceive science not just as a set of static knowledge, but as a dynamic and constantly evolving process, influenced by various historical, cultural and philosophical factors. However, some difficulties still persisted, such as the maintenance of simplistic conceptions, which limit the understanding of the scientific process to empiricism and induction, disregarding the role of hypotheses and philosophical interactions. However, the recognition of key Renaissance figures and the integration of concepts from different areas of knowledge reflect the advances achieved by students. This research highlights the importance of integrating the History and Philosophy of Science in the teaching of Chemistry, with the aim of developing a more critical and reflective teaching practice. The didactic sequence, validated in this study, can be adapted and applied in other educational contexts, offering future teachers tools to contextualize Science teaching in a more meaningful way. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Sequência didática de análise de contexto histórico sobre o Renascimento: manual ao professor" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36834 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoinvestigativorenascimento.pdf.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ensinoinvestigativorenascimento_produto.pdf.pdf | 810,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons