Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36813
Título: Estudo comparativo de frameworks e arquiteturas para desenvolvimento escalável de servidor de jogos educacionais
Título(s) alternativo(s): Comparative study of frameworks and architectures for scalable developement of educacional game server
Autor(es): Garcia, Lucas Gabriel Schumann
Orientador(es): Scheffel, Roberto Milton
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
Interfaces (Computadores)
Educational games
Games in mathematics education
Computer interfaces
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: GARCIA, Lucas Gabriel Schumann. Estudo comparativo de frameworks e arquiteturas para desenvolvimento escalável de servidor de jogos educacionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.
Resumo: A Universidade Tecnológica Federal do Paraná está desenvolvendo- através de um projeto de extensão, jogos educacionais para ensinar aritmética e operações básicas. Os Jogos terão uma abordagem lúdica e interativa, usando elementos de jogos eletrônicos para manter o interesse e a motivação dos alunos. Dentro desse cenário, surgem alguns problemas comuns relacionados às interfaces de comunicação dos jogos: a sobrecarga de uso e comunicações síncronas. Buscando resolver o problema de uma alta taxa de requisições em um sistema e garantir sua escalabilidade, nesta proposta, foi realizado um estudo comparativo orientado a testes, para encontrar uma arquitetura, modelagem de dados e configuração de servidor de aplicação adequados prezando principalmente pela disponibilidade e agilidade. Neste trabalho, foram ainda realizados testes sobre o desempenho, com base no tempo de reposta, sobre cada ferramenta selecionada, que resultam em uma eficiência maior com base não relacional Mongo DB e componente Entrerprise JavaBean(s) (EJB) para a Application Programing Interface (API). O trabalho também conta com o acervo de informações devidamente documentadas sobre as estruturas de dados, bancos de dados e demais ferramentas testadas. O desenvolvimento do trabalho traz uma série e diretrizes e recomendações definidas com teor teórico e prático que podem ser utilizadas no sistema.
Abstract: The Federal Tecnological University of Paraná is developing - through an extension project, educacional gams to teach arithmetic and basic operations. The games have a playful and interactive approach, using elementes od eletronic games to maintain students` interest and motivation. In this scenario, somo common problems arise related to game communication interfaces: usage overlord and synchronous communications. Seeking to slove the problem of high rate of requestes in a system and guarantee its scalability, this proposal will involve a comparative study oriented to tests, to find an architecture, data modeling and appropriate application server configuration, valuing mainly the availability and agility. In this work, performance tests were carried out, based on response time, on each selected tool, wich resulted in greater efficiency with the non-relational MongoDB base and whih the EJB component for API. The work also includes a collection of duly documented information on data structures databases and other tested tools. The development of the work brings a series of defined guidelines and recomendations, with theorical and practical content, that can be used in the system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36813
Aparece nas coleções:TD - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comparativoarquiteturasescalaveis.pdf8,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons