Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36802
Título: | Explorando a biologia forense: “desvendando o mistério botânico” |
Título(s) alternativo(s): | Exploring forensic biology: “unraveling the botanical mystery” |
Autor(es): | Pereira, Emilly |
Orientador(es): | Geus, Jézili Dias de |
Palavras-chave: | Botânica forense Educação não-formal Jogos educativos Forensic botany Non-formal education Educational games |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PEREIRA, Emilly. Explorando a biologia forense: “desvendando o mistério botânico”. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | Com o aumento da popularidade dos seriados de investigação, tem surgido um maior interesse pelo trabalho dos cientistas forenses. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo sobre Biologia Forense com ênfase em Botânica para o ensino de Ciências e Biologia em espaços informais de ensino, com o intuito de despertar o interesse pelo tema e promover uma aprendizagem mais significativa, tanto em sala de aula quanto nos espaços informais. O trabalho possui cunho exploratório, pois visou a desenvolver e esclarecer conceitos e ideias da Botânica Forense, além de ser de natureza aplicada, visto que foi elaborado um jogo como forma de ferramenta didática. Conclui-se com esse trabalho que o uso de jogos educativos pode ser estratégia eficaz para tornar o ensino de Ciências e Biologia mais atrativo e significativo. Além disso, a utilização de jogos como ferramenta didática mostra-se promissora para o ensino em espaços formais e informais proporcionando uma abordagem dinâmica e estimulante para os estudantes. |
Abstract: | With the increase in popularity of investigative series, there has been greater interest in the work of forensic scientists. In this context, the present work aimed to develop a game about Forensic Biology with an emphasis on Botany for teaching Science and Biology in informal teaching spaces, with the aim of awakening interest in the topic and promoting more meaningful learning, both in classroom and informal spaces. The work has an exploratory nature, as it aimed to develop and clarify concepts and ideas of Forensic Botany, in addition to being applied in nature, as a game was created as a teaching tool. It is concluded from this work that the use of educational games is an effective strategy to make Science and Biology teaching more attractive and meaningful. Furthermore, the use of games as a teaching tool shows promise for teaching in informal spaces, providing a dynamic and stimulating approach for students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36802 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
explorandobiologiaforense.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons