Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36801
Título: Ecossistemas marinhos: desmistificando concepções midiáticas distorcidas com uma sequência didática investigativa
Título(s) alternativo(s): Marine ecosystems: demystifying distorted media conceptions with an investigative didactic sequence
Autor(es): Basílio, Eduarda Santos
Pontes, Júlia Sanches
Orientador(es): Affonso, Igor de Paiva
Palavras-chave: Biologia marinha
Ecossistemas
Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Marine biology
Biotic communities
Science - Study and teaching
Environmental education
Data do documento: 9-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BASÍLIO, Eduarda Santos; PONTES, Júlia Sanches. Ecossistemas marinhos: desmistificando concepções midiáticas distorcidas com uma sequência didática investigativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Esta proposta investiga os elementos essenciais para a criação de uma Sequência Didática Investigativa que visa à desconstrução de percepções distorcidas sobre os ecossistemas marinhos, utilizando filmes e séries. A pesquisa bibliográfica revelou a escassez de materiais didáticos que abordem de maneira eficaz as percepções dos estudantes sobre esses ecossistemas. O objetivo é, portanto, desenvolver uma sequência didática que desmistifique as visões equivocadas promovidas por essas mídias, fortalecendo a educação ambiental. A análise incluiu a percepção dos estudantes em relação a filmes e séries que retratam ecossistemas marinhos, explorando os impactos dessas representações na construção do conhecimento. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica para embasar a elaboração e aplicação da sequência didática, acompanhada da observação das associações feitas pelos estudantes durante as atividades em sala de aula. A análise qualitativa dos dados coletados sugere que a sequência didática proporcionou aos estudantes uma visão crítica sobre a representação da biologia marinha nas mídias analisadas.
Abstract: This proposal addresses the challenge of identifying the elements necessary to develop an Investigative Didactic Sequence aimed at deconstructing distorted perceptions of marine ecosystems as portrayed in films and television series. A bibliographic review revealed a scarcity of educational materials that effectively engage with students' perceptions of marine ecosystems. Consequently, the objective of this study is to design an nvestigative didactic sequence that emystifies the misconceptions constructed by films and series about marine ecosystems, thereby promoting environmental education. To achieve this, the study analyzed perceptions of elected films and series focusing on marine ecosystems, exploring the impact these media products might have on students' understanding. The methodology involved conducting a bibliographic review to inform the development and implementation of the didactic sequence and observing how a group of students interacted with the classroom activities. Based on qualitative analysis of the collected data, the study concludes that this didactic sequence helped students gain a critical perspective on the representation of marine biology in the analyzed media.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36801
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ecossistemasmarinhosdesmistificando.pdf5,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons