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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36800
Título: | Horta vertical: uma proposta de ensino indisciplinar para aulas de ciências no 7° ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Vertical vegetable garden: a proposal for undisciplined teaching for science classes in the 7th year of elementary school |
Autor(es): | Monteiro, Ana Leticia |
Orientador(es): | Geus, Jézili Dias de |
Palavras-chave: | Hortaliças Segurança alimentar Ciência - Estudo e ensino Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) Estudantes do ensino fundamental Vegetables Food security Science - Study and teaching Recycling (Waste, etc.) School children |
Data do documento: | 23-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MONTEIRO, Ana Leticia. Horta vertical: uma proposta de ensino indisciplinar para aulas de ciências no 7° ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | Conforme a rotina vai ficando gradativamente mais acelerada, o consumo de produtos naturais como as hortaliças, vai desaparecendo da alimentação dos brasileiros. Este trabalho visa colocar em prática a inserção de hortas verticais nas escolas, a fim ensinar para os alunos, sobre o cultivo de temperos, utilizando-as como material didático e dessa forma trabalhando assuntos variados, como a importância da alimentação saudável, que pode ser adquirida a partir das hortas verticais, que são uma opção para consumir produtos naturais livres de agrotóxicos, enriquecendo a alimentação. Sendo assim, objetiva-se neste: desenvolver uma horta vertical com os alunos do ensino fundamental, para enriquecimento da alimentação, promovendo a reutilização de materiais recicláveis no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre Carlos Zelesny em Ponta Grossa, Paraná. O trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem voltado aos conhecimentos de Ciências, a partir da introdução dessas hortas como material de ensino. O projeto possui fundamentos baseados na literatura, utilizando os autores Lopes e Nunes (2010), Souza e Santos (2019) e Xavier e Almeida (2020), como referência. O foco da proposta inicial se deu a partir de lugares como escolas, que não possuam espaço o suficiente para construir hortas convencionais. Inicialmente foram desenvolvidas aulas teóricas sobre a temática, seguida da construção e implementação da horta vertical utilizando temperos, como resultados, os alunos se mostraram interessados na prática, demonstrando grande euforia, se tornando de fato, um pouco difícil de acalmá-los, muitos alunos relataram que possuem grande interesse em plantas e que já praticam a experiência de plantar temperos em casa. Desta forma, considera-se que é possível abordar também a educação ambiental, ressaltando em sala de aula a relevância da conservação do meio ambiente. |
Abstract: | As everyday life gradually speeds up, the consumption of natural products such as vegetables is disappearing from Brazilians' diets. This work aims to put into practice the insertion of vertical gardens in schools, in order to teach students about growing spices, using them as teaching material and thus working on varied subjects, such as the importance of healthy eating, which can be acquired from vertical gardens, which are an option for consuming natural products free of pesticides, enriching the diet. The aim of this project is to develop a vertical vegetable garden with elementary school students to enrich their diet, promoting the reuse of recyclable materials at the Padre Carlos Zelesny Civic-Military State School in Ponta Grossa, Paraná. The work presents a teaching-learning proposal focused on science knowledge, based on the introduction of these gardens as teaching material. The project is based on literature, using the authors Lopes and Nunes (2010), Souza and Santos (2019) and Xavier and Almeida (2020) as references. The initial proposal focused on places such as schools that don't have enough space to build conventional vegetable gardens. Initially, theoretical lessons were given on the subject, followed by the construction and implementation of the vertical vegetable garden using spices. As a result, the students were interested in the practice, showing great euphoria, making it a little difficult to calm them down, many students reported that they have a great interest in plants and that they already practice the experience of planting spices at home. In this way, we believe that it is also possible to address environmental education, emphasizing in the classroom the importance of environmental conservation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36800 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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