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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36799
Título: | Estudo etnobotânico sobre o uso de plantas medicinais em uma turma do ensino médio integrado em farmácia, em Ponta Grossa, Paraná |
Título(s) alternativo(s): | Ethnobotanical study on the use of medicinal plants in an integrated high school class in pharmacy, in Ponta Grossa, Paraná |
Autor(es): | Silva, Beatriz Félix da |
Orientador(es): | Geus, Jézili Dias de |
Palavras-chave: | Percepção População Plantas medicinais Etnobotânica Farmácia - Pesquisa Perception Population Medicinal plants Ethnobotany Pharmacy - Research |
Data do documento: | 4-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SILVA, Beatriz Félix da. Estudo etnobotânico sobre o uso de plantas medicinais em uma turma do ensino médio integrado em farmácia, em Ponta Grossa, Paraná. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | As plantas medicinais são utilizadas há milhares de anos pelas populações e em grande parte as pessoas não as veem como nocivas, pois dizem que são substâncias naturais, e, portanto, não acarretam danos à saúde, porém na prática isso não ocorre, já que de acordo com pesquisas realizadas previamente muitas espécies vegetais apresentam componentes tóxicos em sua estrutura, e quando entram em contato com o organismo podem ser nocivos à saúde. Dessa forma, pela falta de conhecimento, faz-se necessário que ocorra uma maior disseminação de informações referentes à essas ervas presentes no cotidiano de todos. Dentro do ambiente escolar, isso pode ser realizado a partir de um ensino que promova a alfabetização científica, para que assim utilizem as plantas medicinais conscientemente e que conheçam os efeitos colaterais que elas podem causar. A vista disso, o seguinte trabalho objetivou verificar se os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado de Farmácia do Colégio Estadual Elzira Correia de Sá, em Ponta Grossa, Paraná, conhecem e utilizam plantas medicinais no seu dia-a-dia. Assim, o trabalho foi desenvolvido através de uma metodologia quantitativa e exploratória e ao final foi elaborado um material em grupo com o objetivo de expor no ambiente escolar, a fim de disseminar informações sobre as plantas medicinais a toda a equipe da instituição. |
Abstract: | Medicinal plants have been used by populations for thousands of years and most people do not see them as harmful, as they say they are natural substances, and therefore do not cause harm to health, however in practice this does not happen, since According to previous research, many plant species have toxic components in their structure, and when they come into contact with the body they can be harmful to health. Therefore, due to the lack of knowledge, it is necessary for greater dissemination of information regarding these herbs present in everyone's daily lives. Within the school environment, this can be achieved through teaching that promotes scientific literacy, so that they use medicinal plants consciously and are aware of the side effects they can cause. In view of this, the following work aimed to verify whether students in the 2nd year of the Integrated High School of Pharmacy at Colégio Estadual Elzira Correia de Sá, in Ponta Grossa, Paraná, know and use medicinal plants in their daily lives. Thus, the work was developed through a quantitative and exploratory methodology and at the end, group material was prepared with the aim of exhibiting it in the school environment, in order to disseminate information about medicinal plants to the entire team at the institution. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36799 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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