Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36784
Título: | Experenciar para aprender: relevância das atividades experimentais para o ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Experience to learn: relevance of experimental activities for science teaching |
Autor(es): | Freitas, Anderson Silva de |
Orientador(es): | Silva, Mario José Van Thienen da |
Palavras-chave: | Prática de ensino Educação - Métodos experimentais Ciência - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Student teaching Education - Experimental methods Science - Study and teaching Knowledge and learning |
Data do documento: | 23-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | FREITAS, Anderson Silva de. Experenciar para aprender: relevância das atividades experimentais para o ensino de ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2022. |
Resumo: | O ensino de ciências que compreende as atividades experimentais como impulsionadoras do fazer e aprender cientifico promovem uma aprendizagem significativa. Logo, a pesquisa apresenta como objetivo geral, explanar sobre a relevância das atividades experimentais como componente regular no fazer pedagógico voltado ao ensino de ciências. De forma específica objetivou, compreender a abordagem teórico-experimental como estratégia didática para o ensino de ciências; elucidar o despertamento científico que possivelmente ocorre nos educandos que vivenciam as atividades experimentais e estabelecer reflexões metodológicas para o ensino de ciências com base na experiencia prática. A metodologia consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa e tipo bibliográfica, constituindo-se em uma monografia. Pode-se concluir que as atividades experimentais representam grande relevância para a aprendizagem do ensino de ciência dando-lhes sentido, tornando-a interessante e efetiva, possibilitando que os educandos estabeleçam relações entre os conteúdos de ciência e a sua vida prática, bem como, o pensar e fazer científico. |
Abstract: | Science teaching that understands experimental activities as drivers of doing and learning scientific promotes meaningful learning. Therefore, the research has as a general objective, to explain the relevance of experimental activities as a regular component in the pedagogical practice aimed at science teaching. Specifically, it aimed to understand the theoretical-experimental approach as a didactic strategy for science teaching; elucidate the scientific awakening that possibly occurs in students who experience experimental activities and establish methodological reflections for science teaching based on practical experience. The methodology consists of research with a qualitative approach and bibliographic type, constituting a monograph. It can be concluded that experimental activities represent great relevance for the learning of science teaching, giving them meaning, making it interesting and effective, allowing students to establish relationships between science content and their practical life, as well as, scientific thinking and doing. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36784 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
experenciaraprenderrelevanciaatividades.pdf | 494,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons