Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783
Título: A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais
Título(s) alternativo(s): The meditation technique as pedagogical practice in multifunctional resource rooms
Autor(es): Avila, Anny Karolini de
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Educação especial
Crianças com deficiência
Meditação - Uso terapêutico
Prática de ensino
Professores - Formação
Special education
Children with disabilities
Meditation - Therapeutic use
Student teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 8-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AVILA, Anny Karolini de. A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esta pesquisa de caráter bibliográfica e abordagem qualitativa, refere-se à técnica da meditação aplicada no ensino escolar e seus benefícios para saúde mental e física de crianças que frequentam Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço pedagógico que visa complementar a escolarização de alunos com necessidades especiais, matriculados no ensino regular. A pesquisa buscou subsidiar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em defesa da meditação como uma prática que faça parte da rotina desse espaço e utilizada para acalmar as crianças, utilizada para auxiliá-las na aprendizagem, diminuir a ansiedade e proporcionar maior concentração para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Assim, este trabalho objetivou avaliar que benefícios a meditação pode trazer para a prática educativa de alunos que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais, evidenciados em estudos realizados por professores em formação continuada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE SEED/PR), entre os anos de 2007 e 2016. Os estudos e resultados possibilitaram a elaboração de uma cartilha didática e informativa com o intuito de contribuir com o professor das SRM.
Abstract: This bibliographical and qualitative research refers to the technique of meditation applied in school education and its benefits for mental and physical health of children who attend the Multifunctional Resource Room (MRR), a pedagogical space that aims to complement the schooling of students with special needs, enrolled in regular education. The research sought to support teachers of the Specialized Educational Service (SES), in defense of meditation as a practice that is part of the routine of this space and used to calm children, used to help them in learning, reduce anxiety and provide greater concentration for the development of playful activities. Thus, this work aimed to evaluate what benefits meditation can bring to the educational practice of students who attend the Multifunctional Resource Rooms, evidenced in studies conducted by teachers in continuing education through the Educational Development Program (PDE SEED/PR), between the years 2007 and 2016. The studies and results enabled the preparation of a didactic and informative booklet in order to contribute to the SRM teacher.
Descrição: Acompanha produção técnica: Guia prático para meditação com crianças que frequentam sala de recursos multifuncionais
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicameditacaopraticapedagogica.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
guiapraticomeditacaocriancas_produto.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons