Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783
Título: | A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais |
Título(s) alternativo(s): | The meditation technique as pedagogical practice in multifunctional resource rooms |
Autor(es): | Avila, Anny Karolini de |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Educação especial Crianças com deficiência Meditação - Uso terapêutico Prática de ensino Professores - Formação Special education Children with disabilities Meditation - Therapeutic use Student teaching Teachers, Training of |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | AVILA, Anny Karolini de. A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa de caráter bibliográfica e abordagem qualitativa, refere-se à técnica da meditação aplicada no ensino escolar e seus benefícios para saúde mental e física de crianças que frequentam Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço pedagógico que visa complementar a escolarização de alunos com necessidades especiais, matriculados no ensino regular. A pesquisa buscou subsidiar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em defesa da meditação como uma prática que faça parte da rotina desse espaço e utilizada para acalmar as crianças, utilizada para auxiliá-las na aprendizagem, diminuir a ansiedade e proporcionar maior concentração para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Assim, este trabalho objetivou avaliar que benefícios a meditação pode trazer para a prática educativa de alunos que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais, evidenciados em estudos realizados por professores em formação continuada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE SEED/PR), entre os anos de 2007 e 2016. Os estudos e resultados possibilitaram a elaboração de uma cartilha didática e informativa com o intuito de contribuir com o professor das SRM. |
Abstract: | This bibliographical and qualitative research refers to the technique of meditation applied in school education and its benefits for mental and physical health of children who attend the Multifunctional Resource Room (MRR), a pedagogical space that aims to complement the schooling of students with special needs, enrolled in regular education. The research sought to support teachers of the Specialized Educational Service (SES), in defense of meditation as a practice that is part of the routine of this space and used to calm children, used to help them in learning, reduce anxiety and provide greater concentration for the development of playful activities. Thus, this work aimed to evaluate what benefits meditation can bring to the educational practice of students who attend the Multifunctional Resource Rooms, evidenced in studies conducted by teachers in continuing education through the Educational Development Program (PDE SEED/PR), between the years 2007 and 2016. The studies and results enabled the preparation of a didactic and informative booklet in order to contribute to the SRM teacher. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Guia prático para meditação com crianças que frequentam sala de recursos multifuncionais |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnicameditacaopraticapedagogica.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
guiapraticomeditacaocriancas_produto.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons