Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Diego-
dc.date.accessioned2025-05-10T13:29:50Z-
dc.date.available2025-05-10T13:29:50Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationGOMES, Diego. Gamificação no ensino de programação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36758-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how gamification can contribute to expanding access to programming education in Brazil. Gamification is a technique that uses game elements to motivate and engage students in the learning process. The research was carried out through a systematic literature review, where articles and studies related to the topic were analyzed. The results indicated that gamification can be an effective tool for making programming teaching more accessible and attractive. Gamification can be applied in different ways, such as creating games that teach programming, using rewards to recognize student progress, and creating healthy competitions to encourage student participation and engagement. It is concluded that gamification can be a promising strategy to increase the access and interest of children and adolescents in learning programming. There is a growth in research at Brazilian universities that seek to expand the potential of gamification in teaching programming.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.titleGamificação no ensino de programaçãopt_BR
dc.title.alternativeGamification in teaching programmingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar como a gamificação pode contribuir com a ampliação do acesso ao ensino de programação no Brasil. A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de revisão sistemática da literatura, onde foram analisados artigos e estudos relacionados ao tema. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino de programação mais acessível e atraente. A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como na criação de jogos que ensinam programação, na utilização de recompensas para reconhecer o progresso do aluno, e na criação de competições saudáveis para estimular a participação e engajamento dos alunos. Conclui-se que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para ampliar o acesso e o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado de programação. Há um crescimento de pesquisas em universidades brasileiras que buscam ampliar o potencial da gamificação no ensino de programação.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Salvadori, Ivan Luiz-
dc.contributor.referee1Salvadori, Ivan Luiz-
dc.contributor.referee2Camargo, Fábio Engel de-
dc.contributor.referee3Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaoensinoprogramacao.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons