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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36744
Título: | Aplicação da metodologia OWAS na identificação de riscos posturais em motoristas de caminhão: uma abordagem ergonômica para a prevenção de distúrbios osteomusculares |
Título(s) alternativo(s): | Application of the OWAS methodology in the identification of postural risks in truck drivers: an ergonomic approach to the prevention of musculoskeletal disorders |
Autor(es): | Duca, Leonardo de Araujo Silva |
Orientador(es): | Tereza, Samuel Domiciano |
Palavras-chave: | Ergonomia Motoristas de caminhões Distúrbios Posturais Human engineering Truck drivers Posture disorders |
Data do documento: | 7-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | DUCA, Leonardo de Araújo Silva. Aplicação da metodologia OWAS na identificação de riscos posturais em motoristas de caminhão: uma abordagem ergonômica para a prevenção de distúrbios osteomusculares. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) para a identificação de riscos posturais em motoristas de caminhão, no contexto de uma Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), com foco na prevenção de distúrbios osteomusculares. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, quantitativa, descritiva e exploratória, conduzida com três motoristas selecionados aleatoriamente, pertencentes a uma empresa do setor de terraplenagem. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, aplicação do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) e análise postural com o auxílio do software Ergolândia. Os resultados indicaram a presença de posturas inadequadas recorrentes, especialmente relacionadas à inclinação do tronco e à permanência em posição estática, associadas a desconfortos musculoesqueléticos nas regiões lombar, dorsal e cervical. Após a realização de orientações ergonômicas e implementação de pausas programadas, foram observadas melhorias significativas, como a redução de 14% na exposição a posturas críticas pelo Motorista 01. A utilização do método OWAS mostrou-se eficaz como ferramenta diagnóstica preliminar no âmbito da AEP, permitindo intervenções práticas e de baixo custo, mesmo em ambientes com limitações financeiras, reforçando o papel da ergonomia na promoção da saúde ocupacional. |
Abstract: | This study aimed to apply the OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) methodology to identify postural risks in truck drivers within the context of a Preliminary Ergonomic Assessment (AEP), focusing on the prevention of musculoskeletal disorders. The research was applied, quantitative, descriptive, and exploratory, conducted with three randomly selected drivers from a company in the earthmoving sector. Data collection was carried out through direct observation, the application of the Nordic Musculoskeletal Symptom Questionnaire (NMQ), and postural analysis using the Ergolândia software. The results revealed recurrent inadequate postures, especially related to trunk inclination and prolonged static positioning, associated with musculoskeletal discomfort in the lumbar, dorsal, and cervical regions. After ergonomic guidance and scheduled breaks were implemented, significant improvements were observed, such as a 14% reduction in critical posture exposure by Driver 01. The use of OWAS proved to be effective as a preliminary diagnostic tool within the scope of AEP, enabling practical and low-cost interventions even in financially constrained environments, reinforcing the role of ergonomics in promoting occupational health. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36744 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Segurança do Trabalho |
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