Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36741
Título: | Análise preliminar de riscos ergonômicos na rotina de trabalho de lone workers: uma proposta aplicada ao time de vendas nacional |
Título(s) alternativo(s): | Preliminary analysis of ergonomic risks in the work routine of lone workers: a proposal applied to the national sales team |
Autor(es): | Sousa, Marcela Duarte de |
Orientador(es): | Tereza, Samuel Domiciano |
Palavras-chave: | Ergonomia Avaliação de riscos Direção de automóveis Human engineering Risk assessment Automobile driving |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SOUSA, Marcela Duarte de. Análise preliminar de riscos ergonômicos na rotina de trabalho de lone workers: uma proposta aplicada ao time de vendas nacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Ergonomia, Saúde e Postura, para alinhar a análise conduzida com a literatura existente e indicar direções de investigação sobre aspectos ergonômicos relacionados aos motoristas lone workers, ou trabalhadores solitários, que compõem o time de vendas de uma empresa situada na região norte do Paraná. Com base nessa perspectiva, será proposta uma avaliação ergonômica desenvolvida para o público-alvo, adaptada das ferramentas ergonômicas presentes nas pesquisas de Bunpot e Klangduen (2019) e Borodina et al. (2021). A análise utilizará a ferramenta ergonômica Driver Ergonomic Risk Assessment (DERA) como base, complementada por uma proposta de checklist para aplicação por meio da plataforma de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional da empresa. O checklist tem como finalidade: caracterizar o perfil dos participantes, levantar informações sobre a rotina de trabalho e identificar possíveis regiões do corpo afetadas por dor ou desconforto relacionados à atividade profissional da população em estudo. O objetivo é identificar os principais riscos ergonômicos enfrentados por esses trabalhadores que passam longas horas ao volante e propor estratégias de mitigação. Por fim foram propostas ferramentas ergonômicas e a empresa objeto de estudo já se propõe a implantá-las devido a amplitude das mesmas e para assegurar a segurança e saúde dos trabalhadores. |
Abstract: | This study presents a literature review on Ergonomics, Health, and Posture to align the analysis conducted with existing literature and indicate directions for research on ergonomic aspects related to lone workers, specifically drivers who form the sales team of a company located in the northern region of Paraná, Brazil. Based on this perspective, an evaluation tailored to the target audience will be proposed, adapted from ergonomic tools found in the studies by Bunpot and Klangduen (2019) and Borodina et al. (2021). The study will adopt the ergonomic tool Driver Ergonomic Risk Assessment (DERA) as a foundation, complemented by a questionnaire designed for application via the company's occupational health and safety management platform. The purpose of the questionnaire is to: characterize the profile of participants, gather information about their work routines, and identify potential body areas affected by pain or discomfort related to their professional activities. The goal is to identify the primary ergonomic risks faced by these workers, who spend long hours driving, and propose mitigation strategies. Finally, ergonomic tools were proposed and the company under study is already proposing to implement them due to their scope and to ensure the safety and health of workers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36741 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Segurança do Trabalho |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Riscosergonomicosloneworkers.pdf | 853,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons