Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWerpachowski, Glaucia Angelita de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-05-07T20:10:20Z-
dc.date.available2025-05-07T20:10:20Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.citationWERPACHOWSKI, Glaucia Angelita de Carvalho. Neurocaixa de brincadeiras: análise do desenvolvimento da inteligência lógico-matemática no ensino de números fundamentado em neurociência cognitiva. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36733-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Neurociência cognitiva e Neurocaixa de brincadeiras: desenvolvendo a inteligência lógico-matemática"pt_BR
dc.description.abstractIn a classroom, one cannot disregard the diversity of students and their distinct abilities, whether in their predisposition to reading and writing, inclination for tasks that involve logical reasoning or emphasis on motor skills, among others. This reality highlights the need to understand the theory of multiple intelligences and cognitive neuroscience, since each human being has a unique brain that is different from the moment of conception. Therefore, knowledge of its fundamentals can collaborate on several fronts, for example, implementing equitable and egalitarian pedagogical practices, considering the learning difficulties faced by students, developing effective interventions aligned with the individual needs of students. The research aimed to analyze the implications of a toy, named neurocaixa, containing the thematic unit of Numbers and based on cognitive neuroscience, for the development of logical-mathematical intelligence in 1st grade elementary school students from a school in the northern region of the state of Paraná. The research methodology applied was qualitative, applied, descriptive and field. Twenty-three students from a 1st grade elementary school class participated in the data collection. The instruments used in data collection were an educational product entitled: "Cognitive Neuroscience and neuroplaybox: developing logical-mathematical intelligence", an initial diagnostic assessment, participant observation, a final diagnostic assessment and a semi- structured interview. The data collected were structured according to content analysis. The results obtained indicated that, while playing, the participants also learned and developed logical-mathematical intelligence. It was observed that the students developed the ability to identify and use mathematical knowledge to solve problems, as well as apply concepts, procedures and results to solve situations proposed in the educational product's games and interpret them in everyday contexts. In addition, it was found that the participants were able to play, learn and make deductions of properties, as well as verify conjectures based on others. These skills, expected to be consolidated at the end of elementary school, contributed to the development of logical-mathematical intelligence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectBrinquedos educativospt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectEducational toyspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleNeurocaixa de brincadeiras: análise do desenvolvimento da inteligência lógico-matemática no ensino de números fundamentado em neurociência cognitivapt_BR
dc.title.alternativeNeurobox of jokes: analysis of the development of logical-mathematical intelligence in the teaching of numbers based on cognitive neurosciencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm uma aula não se pode desconsiderar a diversidade de alunos e suas distintas habilidades, seja na predisposição para a leitura e escrita, inclinação para tarefas que envolvem raciocínio lógico ou destaque em habilidades motoras, entre outras. Essa realidade evidência a necessidade em entender a teoria das inteligências múltiplas e a neurociência cognitiva, uma vez que cada ser humano tem um encéfalo único que se diferencia desde a sua concepção. Portanto, os conhecimentos de seus fundamentos podem colaborar em várias frentes, por exemplo, exercer práticas pedagógicas equitativas igualitárias, pensar nas dificuldades de aprendizado enfrentadas pelos alunos, desenvolver intervenções eficazes e alinhadas às necessidades individuais dos alunos. Pensando a esse respeito, a pesquisa objetivou analisar as implicações de um brinquedo, nomeado como neurocaixa contendo a unidade temática de Números e fundamentado na neurociência cognitiva, para o desenvolvimento da inteligência lógico- matemática em alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da região norte do estado do Paraná. A metodologia da pesquisa aplicada foi qualitativa, aplicada, descritiva e de campo. Participaram da coleta de dados, vinte e três alunos de uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram um produto educacional foram intitulados: "Neurociência cognitiva e Neurocaixa de brincadeiras: desenvolvendo a inteligência lógico-matemática", uma avaliação diagnóstica inicial, observação participante, uma avaliação diagnóstica final e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram estruturados conforme a análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que, enquanto brincavam, os participantes também aprenderam e desenvolveram a inteligência lógico- matemática. Observou-se que os alunos desenvolveram capacidades para identificar e utilizar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, além de aplicar conceitos, procedimentos e resultados para solucionar situações propostas nas brincadeiras do produto educacional e interpretá-las em contextos do cotidiano. Além disso, constatou-se que os participantes foram capazes de brincar, aprender e realizar deduções de propriedades, bem como verificar conjecturas a partir de outras. Essas habilidades, previstas para serem consolidadas ao final do ensino fundamental, contribuíram para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-1244-797Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9391257826740180pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee3Prais, Jacqueline Lidiane de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351398531043105pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiselogicomatematicaneurociencia.pdf5,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
neurocienciabrincadeirasinteligencia_produto.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons