Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36733
Título: | Neurocaixa de brincadeiras: análise do desenvolvimento da inteligência lógico-matemática no ensino de números fundamentado em neurociência cognitiva |
Título(s) alternativo(s): | Neurobox of jokes: analysis of the development of logical-mathematical intelligence in the teaching of numbers based on cognitive neuroscience |
Autor(es): | Werpachowski, Glaucia Angelita de Carvalho |
Orientador(es): | Figueiredo, Marcia Camilo |
Palavras-chave: | Aprendizagem Inteligências múltiplas Brinquedos educativos Estudantes do ensino fundamental Learning Multiple intelligences Educational toys School children |
Data do documento: | 10-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | WERPACHOWSKI, Glaucia Angelita de Carvalho. Neurocaixa de brincadeiras: análise do desenvolvimento da inteligência lógico-matemática no ensino de números fundamentado em neurociência cognitiva. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Em uma aula não se pode desconsiderar a diversidade de alunos e suas distintas habilidades, seja na predisposição para a leitura e escrita, inclinação para tarefas que envolvem raciocínio lógico ou destaque em habilidades motoras, entre outras. Essa realidade evidência a necessidade em entender a teoria das inteligências múltiplas e a neurociência cognitiva, uma vez que cada ser humano tem um encéfalo único que se diferencia desde a sua concepção. Portanto, os conhecimentos de seus fundamentos podem colaborar em várias frentes, por exemplo, exercer práticas pedagógicas equitativas igualitárias, pensar nas dificuldades de aprendizado enfrentadas pelos alunos, desenvolver intervenções eficazes e alinhadas às necessidades individuais dos alunos. Pensando a esse respeito, a pesquisa objetivou analisar as implicações de um brinquedo, nomeado como neurocaixa contendo a unidade temática de Números e fundamentado na neurociência cognitiva, para o desenvolvimento da inteligência lógico- matemática em alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da região norte do estado do Paraná. A metodologia da pesquisa aplicada foi qualitativa, aplicada, descritiva e de campo. Participaram da coleta de dados, vinte e três alunos de uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram um produto educacional foram intitulados: "Neurociência cognitiva e Neurocaixa de brincadeiras: desenvolvendo a inteligência lógico-matemática", uma avaliação diagnóstica inicial, observação participante, uma avaliação diagnóstica final e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram estruturados conforme a análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que, enquanto brincavam, os participantes também aprenderam e desenvolveram a inteligência lógico- matemática. Observou-se que os alunos desenvolveram capacidades para identificar e utilizar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, além de aplicar conceitos, procedimentos e resultados para solucionar situações propostas nas brincadeiras do produto educacional e interpretá-las em contextos do cotidiano. Além disso, constatou-se que os participantes foram capazes de brincar, aprender e realizar deduções de propriedades, bem como verificar conjecturas a partir de outras. Essas habilidades, previstas para serem consolidadas ao final do ensino fundamental, contribuíram para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática. |
Abstract: | In a classroom, one cannot disregard the diversity of students and their distinct abilities, whether in their predisposition to reading and writing, inclination for tasks that involve logical reasoning or emphasis on motor skills, among others. This reality highlights the need to understand the theory of multiple intelligences and cognitive neuroscience, since each human being has a unique brain that is different from the moment of conception. Therefore, knowledge of its fundamentals can collaborate on several fronts, for example, implementing equitable and egalitarian pedagogical practices, considering the learning difficulties faced by students, developing effective interventions aligned with the individual needs of students. The research aimed to analyze the implications of a toy, named neurocaixa, containing the thematic unit of Numbers and based on cognitive neuroscience, for the development of logical-mathematical intelligence in 1st grade elementary school students from a school in the northern region of the state of Paraná. The research methodology applied was qualitative, applied, descriptive and field. Twenty-three students from a 1st grade elementary school class participated in the data collection. The instruments used in data collection were an educational product entitled: "Cognitive Neuroscience and neuroplaybox: developing logical-mathematical intelligence", an initial diagnostic assessment, participant observation, a final diagnostic assessment and a semi- structured interview. The data collected were structured according to content analysis. The results obtained indicated that, while playing, the participants also learned and developed logical-mathematical intelligence. It was observed that the students developed the ability to identify and use mathematical knowledge to solve problems, as well as apply concepts, procedures and results to solve situations proposed in the educational product's games and interpret them in everyday contexts. In addition, it was found that the participants were able to play, learn and make deductions of properties, as well as verify conjectures based on others. These skills, expected to be consolidated at the end of elementary school, contributed to the development of logical-mathematical intelligence. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Neurociência cognitiva e Neurocaixa de brincadeiras: desenvolvendo a inteligência lógico-matemática" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36733 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiselogicomatematicaneurociencia.pdf | 5,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
neurocienciabrincadeirasinteligencia_produto.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons