Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36725
Título: | Ensino de Botânica por meio da abordagem complexa entre arte e ciências |
Título(s) alternativo(s): | Botany teaching through a complex approach between art and sciences |
Autor(es): | Pospiesz, Bruna de Avila |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Botânica - Estudo e ensino Arte e ciência Tecnologia educacional Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Educação - Filosofia Science - Study and teaching Botany - Study and teaching Art and science Educational technology Interdisciplinary approach in education Education - Philosophy |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | POSPIESZ, Bruna de Avila. Ensino de Botânica por meio da abordagem complexa entre arte e ciências. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Na literatura educacional, destaca-se, entre os problemas do ensino de Botânica, o uso excessivo de nomenclaturas “difíceis” e suas diferentes áreas, afastando os alunos da temática e dificultando a aprendizagem significativa. Como estratégia de reversão, recorre-se a Edgar Morin, que defende a não fragmentação do ensino por meio da abordagem complexa entre diferentes saberes, às proposições de Bruno Latour sobre ciência e tecnologia como construções humanas, ao panorama teórico da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e de QSC (questões sociocientíficas) – em alusão a esse delineamento, propõe-se a abordagem complexa entre arte e ciências. Na presente pesquisa se objetiva analisar potencialidades e desafios inerentes à interação entre arte e ciências em referência ao ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, abrangendo o curso de extensão “Botânica e Arte: Possibilidades na Escola”. A pesquisa possui ênfase qualitativa, envolvendo professores que lecionam Ciências e Artes no Estado do Paraná para 7º ano do Ensino Fundamental, em âmbito de curso de extensão online, via Google Meet e Google Classroom, vinculado à UTFPR. Os procedimentos metodológicos abrangem uma etapa preliminar de pesquisa (Etapa 1), de forma a propiciar subsídios para elaboração do curso de extensão, em modalidade documental e bibliográfica. Em um primeiro conjunto, em termos de pesquisa documental, reporta-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), em termos de documentos oficiais norteadores; às aulas online do conteúdo Botânica para 7º ano do Ensino Fundamental do site Aula Paraná e testes avaliativos correspondentes da plataforma Quizizz e Prova Paraná da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), em alusão a demandas institucionais regionais; no que concerne à pesquisa bibliográfica, analisou-se o livro Araribá Mais Ciências, para 7º ano do Ensino Fundamental. Analisaram-se, em um segundo conjunto de pesquisa documental, publicações do Instagram, envolvendo assuntos relacionados a CTSA, QSC, arte e botânica, de forma a evidenciar dimensões e perspectivas de inter-relações, alusivas ao período 2021-2023. No que concerne às ações no curso de extensão (Etapa 2), a constituição de dados envolve três momentos: por meio de respostas de questionários, sendo um de início e um ao final do curso; pelas expressões orais e escritas dos participantes nas atividades síncronas e assíncronas do curso, com as gravações em vídeo no Google Meet; e pelos registros em Diário de Campo da pesquisadora com suas reflexões pessoais sobre o processo e prática artística realizada com os alunos. Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. Para o planejamento das atividades do curso de extensão, adotam-se: abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e os três momentos pedagógicos. Desenvolveu-se, como produto educacional, um material didático digital na plataforma Google Classroom, a fim de contribuir no ensino de Botânica de forma complexa e contextualizada. Evidenciaram-se percepções sobre potencialidades da integração entre arte e ciência para aprendizagem e conexão entre ser humano e natureza; os desafios perpassaram a disponibilidade de recursos, tempo, suporte contínuo e coordenação entre as diversas disciplinas. |
Abstract: | In educational literature, one of the highlighted problems in the teaching of Botany is the excessive use of “difficult” nomenclatures and its various areas, which distances students from the subject and hinders meaningful learning. As a strategy for reversing this, we turn to Edgar Morin, who advocates not fragmenting teaching by means of a complex approach between different types of knowledge, Bruno Latour’s propositions on science and technology as human constructions, the theoretical panorama of STSE Education (Science, Technology, Society and Environment) and SSI (socio-scientific issues) – alluding to this outline, we propose a complex approach between art and science. The aim of this research is to analyze the potential and challenges inherent in the interaction between art and science in relation to the teaching of botany in the 7th year of elementary school, covering the extension course “Botany and Art: Possibilities at School”. The research has a qualitative emphasis, involving teachers who teach Science and Art in the state of Paraná for the 7th year of elementary school, as part of an online extension course, via Google Meet and Google Classroom, linked to UTFPR. The methodological procedures include a preliminary stage of research (Stage 1), in order to provide input for the development of the extension course, in documentary and bibliographic form. The first set of documents, in terms of documentary research, refers to the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Curriculum of the State of Paraná (CREP), in terms of official guiding documents; the online classes on Botany content for the 7th year of elementary school on the Aula Paraná website and the corresponding assessment tests on the Quizizz platform and Prova Paraná from the Paraná State Department of Education (SEED), alluding to regional institutional demands; with regard to bibliographical research, the Araribá Mais Ciências book for the 7th year of elementary school was analyzed. In a second set of documentary research, Instagram posts were analyzed, involving subjects related to STSE, SSI, art and botany, in order to highlight dimensions and perspectives of interrelationships, alluding to the period 2021-2023. With regard to the actions in the extension course (Stage 2), the constitution of data involves three moments: through questionnaire responses, one at the beginning and one at the end of the course; through the oral and written expressions of the participants in the synchronous and asynchronous activities of the course, with video recordings on Google Meet; and through the researcher’s Field Diary records with her personal reflections on the process and artistic practice carried out with the students.The data was analyzed according to Content Analysis. Ana Mae Barbosa’s triangular approach and the three pedagogical moments were used to plan the extension course activities. As an educational product, digital teaching material was developed on the Google Classroom platform in order to contribute to the teaching of botany in a complex and contextualized way. There were perceptions of the potential of integrating art and science for learning and connecting human beings and nature; the challenges were the availability of resources, time, ongoing support and coordination between the various disciplines. |
Descrição: | Acompanha: Botânica e arte: possibilidades na escola |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36725 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
botanicaarteescola.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
botanicaarteescola_produto.pdf | 25,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons