Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36721
Título: A nova reforma do ensino médio, a BNCC e o ensino de ciências: perspectivas dos professores de ciências da natureza nos institutos federais da Bahia
Título(s) alternativo(s): The new high school reform, the BNCC and science teaching: perspectives of natural sciences teachers at the Institutes Federal Institutes of Bahia
Autor(es): Lemos, Marcos Mendonça
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Reforma do ensino
Estudantes do ensino médio
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Base Nacional Comum Curricular
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Educational change
High school students
Professional education
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 28-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEMOS, Marcos Mendonça. A nova reforma do ensino médio, a BNCC e o ensino de ciências: perspectivas dos professores de ciências da natureza nos institutos federais da Bahia. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Em 2017, por meio da Lei 13.415/2017, houve a implantação da nova Reforma do Ensino Médio, trazendo alterações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em meio às alterações e mudanças que essa lei trouxe à educação brasileira, este estudo centraliza-se, tematicamente, no ensino de ciências da natureza frente à nova Reforma do Ensino Médio. Desse modo, busca-se desenvolver um estudo concentrado no papel dos professores de ciências da natureza, tendo como lócus de pesquisa dois institutos federais de educação, ciência e tecnologia localizados na Bahia. Objetiva-se, assim, de modo geral, discutir a reforma curricular do ensino médio e a BNCC de Ciências da Natureza, tendo como diretriz de análise o olhar dos professores dessa área. A fim de alcançar o objetivo proposto, realiza-se um estudo de metodologia mista, que emprega procedimentos metodológicos que buscam discutir: Como os professores de ciências da natureza estão trabalhando e desenvolvendo suas atividades frente à nova Reforma do Ensino Médio e à BNCC? Qual é o papel do professor de ciências nesse processo de reforma e implantação da BNCC? A reforma e a BNCC trouxeram significativas alterações e implicações ao ensino de ciências da natureza no ensino médio? Conjuntamente, realiza-se um estudo dos documentos da BNCC no que concerne às Ciências da Natureza, no âmbito da Reforma do Ensino Médio através da Lei 13.415/2017, e também nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de alguns campi dos cursos médio integrado antes e depois da BNCC. A pesquisa foi desenvolvida tanto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) quanto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com a aplicação de questionários para 68 docentes voluntários de ambas as instituições e a validação de juízes voluntários. A par de um referencial teórico-crítico assente nas premissas freirianas e contrário a um modelo de educação bancária, frente à análise realizada, evidencia-se, dentre os principais achados desta tese: A implantação da nova Reforma do Ensino Médio e da BNCC ocorreu de modo pouco participativo para a comunidade docente e discente, concentrando-se o poder decisório nas mãos de conglomerados privados da educação; Os professores de ambas as instituições encontram-se parcialmente preparados para essa realidade, o que evidencia a necessidade de formação continuada docente voltada a esses temas; Houve significativa redução de carga horária nas disciplinas de ciências da natureza, no âmbito do ensino médio, como indicam os PPC analisados; Nem todos os cursos, no transcorrer dessa pesquisa, adequaram seus PPC à nova reforma e à BNCC; Há muitas lacunas no processo formativo discente proposto pela BNCC, o que também ignora as demandas regionais apresentadas pelos cursos. Frente aos resultados encontrados, evidencia-se, nesta tese, o entendimento de que há a necessidade de uma revogação da atual Reforma do Ensino Médio e da BNCC, visto que defendemos que, dada a necessidade de uma reforma educacional, que esta seja construída com e junto aos principais pilares da educação pública - docentes e discentes.
Abstract: In 2017, through Law 13.415/2017, the new High School Reform was implemented, bringing changes to the National Education Guidelines and Bases Law (LDB), as well as the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC). In the midst of the alterations and changes that this law has brought to Brazilian education, this study focuses thematically on the teaching of natural sciences in the face of the new High School Reform. The aim is to develop a study focusing on the role of natural science teachers, with two federal institutes of education, science and technology located in Bahia as the research locus. The overall aim is to discuss high school curriculum reform and the BNCC in the natural sciences, using the views of teachers in this area as a guideline for analysis. In order to achieve the proposed objective, a mixed methodology study is being carried out, which employs methodological procedures that seek to discuss: How are teachers of natural sciences working and developing their activities in the face of the new High School Reform and the BNCC? What is the role of the science teacher in this process of reform and implementation of the BNCC? Have the reform and the BNCC brought significant changes and implications to the teaching of natural sciences in secondary education? At the same time, a study was carried out of the BNCC documents with regard to the natural sciences, in the context of the reform of secondary education through Law 13,415/2017, and also in the Pedagogical Course Projects (PPC) of some campuses of the integrated secondary courses before and after the BNCC. The research was carried out at both the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IF Baiano) and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA), with the application of questionnaires to 68 volunteer teachers from both institutions and the validation of volunteer judges. Based on a theoretical-critical framework based on Freirean premises and contrary to a model of banking education, the analysis carried out reveals the main findings of this thesis: The implementation of the new High School Reform and the BNCC took place in a way that was not very participatory for the teaching and student community, with decision-making power being concentrated in the hands of private education conglomerates; The teachers at both institutions are partially prepared for this reality, which highlights the need for continued teacher training focused on these issues; There was a significant reduction in the workload in the natural sciences subjects within high school, as indicated by the PPCs analyzed; Not all the courses, in the course of this research, adapted their PPCs to the new reform and the BNCC; There are many gaps in the student training process proposed by the BNCC, which also ignores the regional demands presented by the courses. In view of the results found, this thesis highlights the understanding that there is a need to revoke the current High School Reform and the BNCC, as we argue that, given the need for an educational reform, that it be built with and together with the main pillars of public education - teachers and students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Para quê e para quem interessa a BNCC?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36721
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reformaensinomedio_.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
reformaensinomedio_produto.pdf745,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons