Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36713
Título: | Curadoria de informação e letramento crítico no livro didático: articulações e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Information curation and critical literacy in the textbook: articulations and challenges |
Autor(es): | Santos Neto, Pedro Garcia dos |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Curadoria digital Livros didáticos Tecnologia - Aspectos sociais Letramento Pensamento crítico Tecnologia da informação Base Nacional Comum Curricular Data curation Textbooks Technology - Social aspects Literacy Critical thinking Information technology |
Data do documento: | 12-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS NETO, Pedro Garcia dos. Curadoria de informação e letramento crítico no livro didático: articulações e desafios. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem provocado transformações sociais significativas. Como consequência, testemunha-se a emergência da cultura digital, uma conjuntura que, embora acentue desigualdades preexistentes e introduza novos desafios, possui o potencial de oferecer um acesso mais amplo e democrático à informação, criando condições para que muitos indivíduos transcendam o papel de consumidores de informações e se tornem também produtores. Nesse contexto, o acesso à informação pode ser facilitado, mas o volume crescente de informações disponíveis torna-se cada vez maior, tornando-se crucial tanto avaliar a qualidade das fontes de informação quanto identificar vieses ideológicos e desenvolver um pensamento crítico. Considerando esse escopo, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), na área de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias referente ao Ensino Médio, prescreve os processos de curadoria de informação como objeto de conhecimento e tratamento metodológico dos conteúdos, visando à apropriação crítica de processos de busca e tratamento de informações. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa é analisar como os processos de curadoria delineados pela BNCC no Ensino Médio são mobilizados por um livro didático de modo promover uma apropriação crítica desses por parte dos alunos. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se teoricamente na concepção dialógica da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin, as perspectivas dos Letramentos de Street (2003) e Bill Green (1988, 1997), dos Multiletramentos de Cope e Kalantzis (2013), Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020), dos Letramentos Críticos de Allan Luke (2000, 2012, 2018), Mclaughlin e Devoogd (2005), Janks (2000), e do Letramento Crítico Visual de Newfield (2011), Chung (2013) e Yang (2014). Além disso, a pesquisa incorpora estudos sobre Processos de Curadoria de Deschaine e Sharma (2015), Guallar e Leiva-Aguilera (2014), bem como Wolff e Mulholland (2013). No que concerne a metodologia, o estudo baseia-se na análise qualitativa e interpretativa de dados, e considera as prescrições relativas à curadoria presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação à área de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio. O corpus selecionado para análise compreende o livro didático "Se liga nas linguagens: Experimenta Enxergar! As Experiências Profissionais, Identitárias, Jornalísticas e de Busca de Informação”, aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 para o Ensino Médio. Os resultados apontam que o LD adota parcialmente os pressupostos do modelo de curadoria de informação prescrito pela BNCC e não os articula com práticas do Letramentos Crítico para uma apropriação crítica dos processos de curadoria, conforme sugere o documento parametrizador. Devido à importância e atualidade desse tema, são necessários estudos que objetivem avanços mais expressivos em relação às propostas de ensino de práticas de curadoria na escola. |
Abstract: | The use of Digital Information and Communication Technologies has caused significant social transformations. Consequently, we are witnessing the emergence of digital culture, a context that, while exacerbating pre-existing inequalities and introducing new challenges, has the potential to provide broader and more democratic access to information, creating conditions for many individuals to transcend the role of information consumers and become producers as well. In this context, access to information may be facilitated, but the ever-increasing volume of available information makes it crucial not only to assess the quality of information sources but also to identify ideological biases and develop critical thinking. Considering this scope, the Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), in the area of Languages and their Technologies for High School, prescribes information curation processes as an object of knowledge and methodological treatment of content, aiming at the critical appropriation of processes of searching for and processing of information. In view of this, the objective of this research is to analyze how the curatorial processes outlined by the BNCC for High School are utilized by a textbook to foster students’ critical engagement with them. To this end, the research is theoretically based on the dialogic conception of language proposed by the Bakhtin Circle, the perspectives of Literacies by Street (2003) and Bill Green (1988, 1997), the Multiliteracies by Cope and Kalantzis (2013), Cope, Kalantzis and Pinheiro (2020), the Critical Literacies by Allan Luke (2000, 2012, 2018), McLaughlin and DeVoogd (2005), Janks (2000), and the Visual Critical Literacy by Newfield (2011), Chung (2013) and Yang (2014). Additionally, the research incorporates studies on Curation Processes by Deschaine and Sharma (2015), Guallar and Leiva-Aguilera (2014), as well as Wolff and Mulholland (2013). Regarding methodology, the study is based on the qualitative and interpretative analysis of data, and considers the curation prescriptions present in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) concerning the area of Languages and their Technologies for High School. The corpus selected for analysis comprises the textbook “Se liga nas linguagens: Experimenta Enxergar! As Experiências Profissionais, Identitárias, Jornalísticas e de Busca de Informação”, approved in the 2021 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) for High School. The results indicate that the LD partially adopts the assumptions of the information curation model prescribed by the BNCC and does not articulate them with Critical Literacies practices for a critical appropriation of curation processes, as suggested by the guiding document. Due to the importance and relevance of this topic, further studies are needed to aim for more significant advancements in teaching practices related to curation in schools. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36713 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
curadoriainformacaoletramentocritico.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons