Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEustaquio, Camila dos Santos de Souza.-
dc.date.accessioned2025-04-30T14:53:11Z-
dc.date.available2025-04-30T14:53:11Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationEUSTAQUIO, Camila dos Santos de Souza. A educação inclusiva no ensino de ciências e biologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36702-
dc.description.abstractInclusive Education brings us a broader educational scenario, which covers not only Special Education, but also encompasses individuals with global developmental disorders, high abilities and giftedness. The research carried out sought to rescue historical aspects of Inclusive Education, Science and Biology Teaching and adapted teaching resources. The methodology used was bibliographic review. Inclusive education can be understood as a modern educational concept that aims to guarantee everyone's right to education. We assume that in today's world the teaching of science and biology should be one of the priorities of all schools, investing in the creation of a society that is aware and critical of the choices and decisions that will be made. The broader field of science and biology education requires hands-on activities for students with or without disabilities; these activities can help students develop a more critical perspective on biology and scientific methodology. The aim of inclusive education is to provide the same education to everyone. It is, therefore, important to adapt the provision of this type of education and continue to seek improvements in educational practice. Considering the objective of the study, our research shows that there are very few works published in journals on inclusive education for students with disabilities in biology and science teaching, demonstrating the importance of investing more in publications in this important area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleA educação inclusiva no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeInclusive education in science and biology teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva nos traz um cenário de educação mais ampla, onde abrange-se não somente a Educação Especial, mas engloba também o indivíduo com transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A pesquisa realizada buscou resgatar aspectos históricos da Educação Inclusiva, do Ensino de Ciências e Biologia e dos recursos didáticos adaptados. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. A educação inclusiva pode ser entendida como um conceito educacional moderno que visa garantir o direito de todos à educação. Assumimos que no mundo atual o ensino das ciências e da biologia deve ser uma das prioridades de todas as escolas, apostando na criação de uma sociedade consciente e crítica das escolhas e decisões que serão tomadas. O campo mais amplo da educação em ciências e biologia requer atividades práticas para alunos com ou sem deficiência, essas atividades podem ajudar os alunos a desenvolverem uma perspectiva mais crítica sobre a biologia e a metodologia científica. O objetivo da educação inclusiva é proporcionar a mesma educação a todos. É, portanto, importante adaptar a oferta deste tipo de ensino e continuar a procurar melhorias na prática educativa. Considerando o objetivo do estudo, nossa pesquisa bibliográfica, mostra que há muito poucos trabalhos publicados em periódicos sobre educação inclusiva para alunos com deficiência no ensino de biologia e ciências, demonstrando a importância de investir mais em publicações nesta importante área.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.contributor.referee2Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee3Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoinclusivaensinociencias.pdf218,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons