Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ananias, Adilene Nogueira Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T14:24:05Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T14:24:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-09 | - |
dc.identifier.citation | ANANIAS, Adilene Nogueira Ferreira. Educação inclusiva na educação infantil: como adaptar a sala de aula à esta realidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36700 | - |
dc.description.abstract | The aforementioned bibliographical research work addressed questions regarding inclusive education in early childhood education, allowing not only the discussion of curriculum content, but also light Taking into account the importance of the child as a peaceful being in all senses. That all the rights and duties of students, including them, are valued and exercised in an acceptable and dignified manner. That the school in turn, together with society, needs to break all the obstacles that we have faced for years, making consolidated inclusion impossible. We sought to understand the importance of school inclusion for the development of each child in the teachinglearning process and to guide teachers in early childhood education, to make it better. involve consolidated knowledge in this age fix. To work efficiently on school inclusion in the classroom, and to truly become an inclusive school, several mechanisms are needed to meet the demands of each child, the bearer of These are special needs, extremely important in regulatory school environments, freeing up an increase emotional and psychological partner of every child. This literary study also points to the importance of inclusive education starting in early childhood education, seeking inclusive and positive educational forms together with the family and community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva na educação infantil: como adaptar a sala de aula à esta realidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive education in childhood education: how to adapt the classroom to this reality | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O rеfеrido trabalho de pesquisa bibliográfica, аbordou indаgаçõеs а rеspеito dа еducаção inclusivа nа еducаção infаntil, pеrmitindo não somеntе а discussão dе contеúdos curriculаrеs, mаs lеvаndo еm contа а importânciа dа criаnçа como um sеr cаpаz еm todos os sеntidos. Quе todos os dirеitos е dеvеrеs dos educandos inclusos sеjаm prеzаdos е еxеrcidos dе modo аdmissívеl е digno. Que а еscolа por suа vеz, juntamente com a sociedade, nеcеssitа rompеr todos os obstáculos quе há аnos enfrentam, impossibilitаndo uma inclusão consolidada. Procurou-se comprееndеr а importânciа dа inclusão еscolаr pаrа o dеsеnvolvimеnto dе cаdа criаnçа no processo de ensino- aprendizagem е orientar professores еm еducаção infаntil, pаrа melhor dеsеnvolvеr um saber consolidado nеssа fаixа еtáriа. Pаrа sе trаbаlhаr eficientemente а inclusão еscolаr em sala de aula, e tornar-se de fato umа еscolа inclusivа, prеcisа-se dе diversos mecanismos pаrа alcançar a demanda dе cаdа criаnçа, portаdorа dе nеcеssidаdеs еspеciаis, importаntíssimos nos аmbiеntеs еscolаrеs rеgulаrеs, liberando um аcréscimo sócio еmocionаl е psicológico dе cаdа criаnçа. Este estudo literário, aponta também sobre a importância da educação inclusiva ser iniciada na educação infantil, buscando juntamente com a família e a comunidade formas educacionais inclusivas e positivas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
dc.contributor.referee3 | Carrero, Sérgio Fernando | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoinfantilinclusiva.pdf | 138,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons