Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKawashima, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2025-04-30T14:00:20Z-
dc.date.available2025-04-30T14:00:20Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationKAWASHIMA, Ana Beatriz. Práticas no ensino do componente curricular de biologia no novo ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36699-
dc.description.abstractIn teaching Biology, the implementation of practical and experimental classes plays a fundamental role in the learning process, facilitating the construction of knowledge. This enables students to understand theories in practice, helping in the learning process and the development of scientific concepts. Furthermore, they allow students to acquire skills to explore the environment around them and find solutions to complex problems. This study aimed to verify the contributions of practical classes in the teaching and learning of Biology for New High School students. It also presents a bibliographical review of books and scientific articles published in the teaching field. The results indicate that practical classes contribute to the knowledge construction process, playing a fundamental role in the teaching of Biology. Therefore, practical classes offer students opportunities to explore and understand theoretical concepts in a more tangible and applied way, promoting the student’s protagonism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectBiology - Experimentspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titlePráticas no ensino do componente curricular de biologia no novo ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePractices in teaching the biology curricular component in the new high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNo ensino de Biologia, a implementação de aulas práticas e experimentais desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Isso possibilita que os alunos compreendam as teorias na prática, auxiliando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de conceitos científicos. Além do mais, elas permitem que os estudantes adquiram habilidades para explorar o entorno ao seu redor e encontrar resoluções para problemas complexos. O objetivo deste trabalho é verificar as contribuições das aulas práticas no ensino e aprendizagem de Biologia para os alunos do Novo Ensino Médio. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos publicados na área de ensino. Os resultados apontam que as aulas práticas colaboram para o processo de construção do conhecimento desempenhando um papel fundamental no ensino de Biologia. Portanto, as aulas práticas, oferecem aos estudantes oportunidades para explorar e compreender os conceitos teóricos de forma mais tangível e aplicada, promovendo o protagonismo do estudante.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Sueli Gomes Rêis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasbiologiaensinomedio.pdf164,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons