Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36690
Título: | Penelopeia: a urdidura dos silêncios da rainha de Ítaca |
Título(s) alternativo(s): | The penelopiad: the weaving of the queen of Ithaca's silences |
Autor(es): | Menezes, Roberta Rios Amoêdo da Cunha Neves |
Orientador(es): | Almeida, Rogério Caetano de |
Palavras-chave: | Atwood, Margaret, 1939- - Crítica e interpretação Silêncio na literatura Paródia Corbin, Alain, 1936- Steiner, George, 1929-2020 Blanchot, Maurice, 1907-2003 Atwood, Margaret, 1939- - Criticism and interpretation Silence in literature Parody |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MENEZES, Roberta Rios Amoêdo da Cunha Neves. Penelopeia: a urdidura dos silêncios da rainha de Ítaca. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a obra A Odisseia de Penélope (The Penelopiad, 2005), da escritora canadense Margaret Atwood e visa à identificação dos silêncios responsáveis pela construção do texto atwoodiano, tendo por base a teoria de Alain Corbin, George Steiner e Maurice Blanchot sobre o silêncio. Os objetivos específicos referem-se ao entendimento do silêncio como linguagem repleta de significado, algo não exclusivo da palavra, e a relação desta com o silêncio e o enquadramento da Penelopeia como paródia da Odisseia, de Homero, seguindo o desenvolvido pela escritora Linda Hutcheon. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica. A dissertação está estruturada em: 1 Introdução; 2 O verso, o reverso e o antiverso: a palavra e o silêncio, capítulo no qual se revelam silêncio e palavra como fundamentais para a humanidade e a relação entre ambos; 3. O silêncio entre a vida real e a arte: um olhar sobre Corbin, Steiner e Blanchot, 3.1 Alain Corbin: espaço do silêncio, 3.2 George Steiner: eunuco do silêncio, 3.3 Maurice Blanchot: potência do silêncio, por meio desses três autores serão apresentadas as ocorrências do silêncio e sua construção de significado nas artes e na realidade; 4. Penelopeia: urdidura de silêncios, tessitura de sentidos e 4.1 Penelopeia, uma paródia, respectivamente, capítulo que traz a identificação e a análise do silêncio e a classificação da obra Penelopeia como paródia, conforme a teoria de Linda Hutcheon; 5 Silêncios finais, seção com as considerações sobre a pesquisa, os resultados encontrados, as possibilidades futuras e as dificuldades do processo. Espera-se comprovar, por meio da análise da Penelopeia, ser o silêncio, ao lado da palavra, responsável pela construção de sentido no texto literário. |
Abstract: | The research has as object of study <A Odisseia de Penélope= (The Penelopiad, 2005), by the Canadian author Margaret Atwood and seeks to identify the omissions involved in the Atwoodian worldbuilding, using the theories of Alan Corbin, George Steiner and Maurice Blanchot about silence as bases throughout the development of the thesis. The specific goals are to promote the understanding of silence as a form of language full of significance, something that is not exclusive to the spoken or written word, and the framework of Penelopiad as a parody of the Odyssey, by Homero, following directions from the writer Linda Hutcheon. In order to reach the proposed goals, bibliographic and document research was done. This dissertation is structured as such: 1. Introduction; 2. The verse, reverse and the 8anti-verse9: the word and the silence, chapter in which silence and word reveal themselves as fundamentals for humanity and the relation between both; 3. Silence, sound and the absence of sound, 3.1 Alain Corbin: space of silence, 3.2 George Steiner: eunuch of silence, 3.3 Maurice Blanchot: power of silence, through these three authors, occurrences of the silence in the construction of meaning in the arts and in reality will be presented; 4. Penelopiad: warp of silences, weft of meanings and 4.1. Penelopiad, a parody, respectively, chapter that brings the identification and the analysis of silence and the classification of Penelopiad as a parody, as seen in Linda Hutcheon9s theory; 5. Final silences, section with all the final considerations about the research, the results found, the future possibilities and the difficulties of the process. Plus hopefully attest, through the analysis of Penelopiad, the silence, sided with the word, as responsible for the construction of meaning in the literary text. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36690 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
penelopeiaurdidurasilencios.pdf | 866,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons