Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36680
Título: Entrelaçamento metodológico: a metodologia ativa design thinking e a gamificação na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Methodological interlacement: active design thinking methodology and gamification in teacher training
Autor(es): Rezende, Maria Luiza Santos
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Professores - Formação
Gamificação
Active learning
Teachers, Training of
Gamification
Data do documento: 25-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: REZENDE, Maria Luiza Santos. Entrelaçamento metodológico: a metodologia ativa design thinking e a gamificação na formação de professores. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: O intuito desta pesquisa é implementar a Metodologia Ativa Design Thinking Gamificada (MADT-G) no processo de formação continuada de professores das diferentes áreas de conhecimento por meio de uma oficina. Para tanto, foi necessário discorrer a respeito da formação continuada de professores e de como as Metodologias Ativas (MA) podem contribuir neste processo, em especial, as Metodologias Ativas Design Thinking e Gamificação. Com o objetivo de criar uma base teórica a respeito dos temas abordados, realizou-se uma pesquisa exploratória para a construção da fundamentação teórica. A metodologia adotada baseia-se na análise qualitativa analítica, viabilizando a compreensão dos dados coletados por meio de cinco fases: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Os dados obtidos reafirmaram a fundamentação teórica ao indicarem que, quando capacitados, os professores se sentem mais confiantes e motivados a implementar as Metodologias Ativas em suas práticas e explorar todo o seu potencial. Os resultados apontaram que a Oficina MADT-G, aplicada na modalidade remota síncrona, com professores de diferentes áreas de conhecimento, possibilitou verificar que o entrelaçamento metodológico proposto propiciou uma experiência de aprendizagem ativa, colaborativa e centrada no professor em formação. A oficina aplicada permitiu a elaboração e organização de processos de formação continuada de professores, integrando teoria e prática, e promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Esses processos prepararam e motivaram os docentes a refletirem sobre e transformarem suas práticas pedagógicas de forma contínua, em resposta aos desafios educacionais que enfrentam.
Abstract: The goal of this research is to implement the Gamified Design Thinking Active Methodology (MADT-G) in the process of continuous professional development for teachers from different knowledge fields through a workshop. To achieve this, it was necessary to discuss teacher continuous education and the contribution of Active Methodologies (AM) on this process, particularly the Design Thinking and Gamification Active Methodologies. In order to create a theoretical foundation on the topics addressed, an exploratory study was conducted to build the theoretical framework. The adopted methodology is based on analytical qualitative analysis, enabling the understanding of the collected data through five steps: compilation, decomposition, recomposition, interpretation, and conclusion. The obtained data reaffirmed the theoretical framework by indicating that, when properly trained, teachers feel more confident and motivated to implement Active Methodologies (AM) in their practices and explore their full potential. The results of the MADT-G Workshop, applied in a synchronous remote modality, with teachers from different knowledge fields, allowed the verification that the proposed methodological intertwining provided an active, collaborative, and teacher-centered learning experience. The applied workshop enabled the development and organization of continuing professional development processes for teachers, integrating theory and practice, while fostering the development of socio-emotional competencies. These processes effectively prepared and motivated teachers to critically reflect on and transform their pedagogical practices on an ongoing basis, in response to the diverse educational challenges they encounter.
Descrição: Acompanha produto educacional "Oficina de metodologia ativa design thinking gamificada na formação de professores"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36680
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
entrelacamentometodologicomadtg.pdf19,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
oficinametodologiaativadesingthinking_produto.pdf5,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons