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Título: Análise de comparação de custos da ocupação do subsolo por garagens em um edifício de Toledo-PR
Título(s) alternativo(s): Cost comparison analysis of underground occupancy by garages in a building in Toledo-PR
Autor(es): Motta, Maiara Amoroso
Orientador(es): Costa, Guilherme Alan Souza
Palavras-chave: Engenharia de estruturas
Otimização estrutural
Construção subterrânea
Structural engineering
Structural optimization
Underground construction
Data do documento: 24-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MOTTA, Maiara Amoroso. Análise de comparação de custos da ocupação do subsolo por garagens em um edifício de Toledo-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Devido ao aumento da densidade populacional a demanda por espaço urbano torna-se cada vez maior, logo se faz necessário o estudo da ocupação do subsolo, objetivando amenizar este problema. Diante disso, para tornar possível essa ocupação é imprescindível o estudo de estruturas de contenção, que promovem estabilidade aos maciços de solo. Nesse contexto, é indispensável estudar alternativas construtivas que além da otimização de espaço, sejam soluções mais eficazes do ponto de vista econômico. O presente trabalho, buscou analisar uma possibilidade diferente para a execução de dois pavimentos de garagens de um edifício da cidade de Toledo-PR, antes locadas no 3° e 4° pavimentos, os mesmos passariam a ser construídos no subsolo. Dessa forma, dimensionou-se as fundações para ambas as alternativas, junto com a estrutura de contenção necessária para a ocupação do subsolo. Além disso, arbitrou-se que se executaria dois pavimentos tipo nos andares antes ocupados por garagens, para promover um saldo, buscando analisar a rentabilidade da edificação com garagens no subsolo. Finalizado o estudo, verificou-se que a ocupação do subsolo por garagens, mesmo apresentando um grande custo de execução promovido pela estrutura de contenção, é rentável quando comparada ao saldo obtido com os pavimentos tipos acrescentados. Constatou-se uma diminuição de 2% do custo do metro quadrado construído com a execução das garagens no subsolo, e um aumento do custo total do edifício em 14%. Entretanto, ressalta-se que sem o saldo obtido com o acréscimo de pavimentos arbitrados, essa alternativa não se verifica vantajosa.
Abstract: Due to the increase in population density, the demand for urban space is increasing, so it is necessary to study the occupation of the underground, aiming to alleviate this problem. In view of this, to make this occupation possible, it is essential to study containment structures, which promote stability to the soil massifs. In this context, it is essential to study constructive alternatives that, in addition to optimizing space, are more effective solutions from an economic point of view. The present work sought to analyze a different possibility for the execution of two floors of garages in a building in the city of Toledo-PR, previously located on the 3rd and 4th floors, they would be built underground. Thus, the foundations were dimensioned for both alternatives, along with the necessary containment structure for the occupation of the subsoil. In addition, it was agreed that two standard floors would be built on the floors previously occupied by garages, to promote a balance, seeking to analyze the profitability of the building with underground garages. In addition, it was agreed that two standard floors would be built on the floors previously occupied by garages, to promote a balance, seeking to analyze the profitability of the building with underground garages. At the end of the study, it was verified that the occupation of the basement by garages, even with a high execution cost promoted by the containment structure, is profitable when compared to the balance obtained with the added standard floors. There was a 2% decrease in the cost of the square meter built with the execution of underground garages, and an increase in the total cost of the building by 14%. However, it should be noted that without the balance obtained with the addition of arbitrated floors, this alternative does not prove to be advantageous.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36675
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