Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36670
Título: Educação financeira e modelagem matemática em turmas do segundo ano do ensino médio: o caso da produção e venda de sabonetes artesanais
Título(s) alternativo(s): Financial education and mathematical modeling in second-year high school classes: the case of handmade soap production and sales
Autor(es): Ribeiro, Karoline Vitoria
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Educação financeira
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Financial literacy
Student teaching
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: RIBEIRO, Karoline Vitoria. Educação financeira e modelagem matemática em turmas do segundo ano do ensino médio: o caso da produção e venda de sabonetes artesanais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2025
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da Modelagem Matemática no ensino de Educação Financeira para alunos do Ensino Médio, no contexto de uma escola pública Cívico-Militar no oeste do Paraná. A pesquisa tem como foco investigar o impacto dessa metodologia nas aulas de Educação Financeira, em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. Dito de outro modo, buscamos responder: o que manifestam os alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública ao lidar com uma atividade de Modelagem Matemática no contexto da disciplina de Educação Financeira em termos de suas aprendizagens, de seus engajamentos e interesses? A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um desafio para os docentes, especialmente devido à falta de formação adequada. Neste contexto, a Modelagem Matemática foi utilizada como uma estratégia pedagógica para relacionar conceitos matemáticos com situações cotidianas, com o objetivo de trazer a realidade dos alunos envolvidos para dentro das salas de aulas. A metodologia envolveu o desenvolvimento de atividades práticas sobre a produção e comercialização de sabonetes artesanais, buscando engajar os alunos em um problema real relacionado à formatura e à feira escolar, assim como a realização de atividades preparatórias, a fim de facilitar a aceitação e interesse dos alunos. A análise dos dados produzidos e coletados, foi feita por meio de entrevistas, observações e o diário de pesquisa, visando a contribuição da Modelagem Matemática para o maior engajamento dos alunos e a compreensão de conceitos matemáticos em contextos financeiros reais. Como resultados, a pesquisa aponta uma melhora significativa no engajamento escolar desses alunos, fato que favoreceu a presença, permanência em sala de aula e interesse dos discentes.
Abstract: This undergraduate thesis explores the use of Mathematical Modeling in teaching Financial Education to high school students in the context of a public Civic-Military school in western Paraná. The research focuses on investigating the impact of this methodology in Financial Education classes with two second-year high school groups. In other words, we seek to answer the following question: What do second-year high school students from a public school express when engaging in a Mathematical Modeling activity within the Financial Education subject, in terms of their learning, engagement, and interests? The inclusion of Financial Education in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) presents a challenge for teachers, especially due to the lack of proper training. In this context, Mathematical Modeling was used as a pedagogical strategy to connect mathematical concepts with real-life situations, aiming to bring students' reality into the classroom. The methodology involved developing hands-on activities related to the production and commercialization of handmade soaps, engaging students in a real-world problem connected to their graduation and school fair. Additionally, preparatory activities were conducted to facilitate students' acceptance and interest. The data analysis was based on interviews, observations, and a research journal, aiming to assess how Mathematical Modeling contributes to increased student engagement and the understanding of mathematical concepts in real financial contexts. As a result, the study indicates a significant improvement in student engagement, which positively impacted attendance, classroom participation, and overall interest in learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36670
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaofinanceiramodelagemmatematica.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons