Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMochizuki, Isabelle Akemi-
dc.date.accessioned2025-04-28T11:47:03Z-
dc.date.available2025-04-28T11:47:03Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationMOCHIZUKI, Isabelle Akemi. Game design de um jogo de frações para estudantes com transtorno do espectro autista. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36669-
dc.description.abstractThis work aims to assist in the learning of fractions by students with Autism Spectrum Disorder (ASD) through the use of educational games. The research was based on studies and analysis of materials available on academic platforms such as Google Scholar, Sucupira Platform, and CAPES Theses and Dissertations Database. Investigations were conducted on inclusive education, fraction teaching, and the use of educational games in mathematics education. Concepts related to Instructional Design and Game Design were also explored to create an immersive experience with challenges, goals, and objectives. Based on the results of this research, a Game Design Document (GDD) was developed for the game entitled “Fractionizing Life” which addresses the five representations of fractions: as a number, as a measurement, as a part-whole relationship, as a quotient, and as a multiplicative operator. The game is aimed at autistic students in the 6th grade of Elementary School, following the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Curricular Reference of Paraná (RCP), to develop mathematical reasoning and enhance the students' skills and competencies, considering the emotional, cognitive, motor, and communicative areas. The use of Assistive Technology (AT), with a focus on Digital Assistive Technology (DAT), was implemented to provide a fun and dynamic learning experience for the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titleGame design de um jogo de frações para estudantes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeGame design of a fraction’s game to student with autistic spectrum disorderpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo auxiliar no aprendizado de frações por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da utilização de jogos pedagógicos. A pesquisa foi embasada em estudos e análises de materiais disponíveis em plataformas acadêmicas como o Google Acadêmico, a Plataforma Sucupira e as Bases de Teses e Dissertações da CAPES. Foram realizadas investigações sobre o ensino inclusivo, o ensino de frações e o uso de jogos pedagógicos no ensino de matemática. Também foram explorados conceitos relacionados ao Design Instrucional e ao Design de games, visando criar uma experiência imersiva com desafios, metas e objetivos. Com base nos resultados dessas pesquisas, foi desenvolvido um Game Design Document (GDD) para o jogo intitulado “Fracionando a Vida”, que aborda as cinco representações da fração: como número, como medida, como parte-todo, como quociente e como operador multiplicativo. O jogo é direcionado aos alunos autistas do 6º ano do ensino fundamental, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), com o objetivo de desenvolver o raciocínio matemático e potencializar as habilidades e competências dos alunos, considerando as áreas emocionais, cognitivas, motoras e comunicativas. O uso de Tecnologia Assistiva (TA), com destaque para a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), foi empregada para proporcionar uma experiência de aprendizado divertida e dinâmica aos alunos.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee2Pin, Aline Keryn-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamedesignjogofracoes.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons