Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36669
Título: Game design de um jogo de frações para estudantes com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Game design of a fraction’s game to student with autistic spectrum disorder
Autor(es): Mochizuki, Isabelle Akemi
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Jogos educativos
Frações
Autismo
Educational games
Fractions
Autism
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MOCHIZUKI, Isabelle Akemi. Game design de um jogo de frações para estudantes com transtorno do espectro autista. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar no aprendizado de frações por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da utilização de jogos pedagógicos. A pesquisa foi embasada em estudos e análises de materiais disponíveis em plataformas acadêmicas como o Google Acadêmico, a Plataforma Sucupira e as Bases de Teses e Dissertações da CAPES. Foram realizadas investigações sobre o ensino inclusivo, o ensino de frações e o uso de jogos pedagógicos no ensino de matemática. Também foram explorados conceitos relacionados ao Design Instrucional e ao Design de games, visando criar uma experiência imersiva com desafios, metas e objetivos. Com base nos resultados dessas pesquisas, foi desenvolvido um Game Design Document (GDD) para o jogo intitulado “Fracionando a Vida”, que aborda as cinco representações da fração: como número, como medida, como parte-todo, como quociente e como operador multiplicativo. O jogo é direcionado aos alunos autistas do 6º ano do ensino fundamental, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCP), com o objetivo de desenvolver o raciocínio matemático e potencializar as habilidades e competências dos alunos, considerando as áreas emocionais, cognitivas, motoras e comunicativas. O uso de Tecnologia Assistiva (TA), com destaque para a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), foi empregada para proporcionar uma experiência de aprendizado divertida e dinâmica aos alunos.
Abstract: This work aims to assist in the learning of fractions by students with Autism Spectrum Disorder (ASD) through the use of educational games. The research was based on studies and analysis of materials available on academic platforms such as Google Scholar, Sucupira Platform, and CAPES Theses and Dissertations Database. Investigations were conducted on inclusive education, fraction teaching, and the use of educational games in mathematics education. Concepts related to Instructional Design and Game Design were also explored to create an immersive experience with challenges, goals, and objectives. Based on the results of this research, a Game Design Document (GDD) was developed for the game entitled “Fractionizing Life” which addresses the five representations of fractions: as a number, as a measurement, as a part-whole relationship, as a quotient, and as a multiplicative operator. The game is aimed at autistic students in the 6th grade of Elementary School, following the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Curricular Reference of Paraná (RCP), to develop mathematical reasoning and enhance the students' skills and competencies, considering the emotional, cognitive, motor, and communicative areas. The use of Assistive Technology (AT), with a focus on Digital Assistive Technology (DAT), was implemented to provide a fun and dynamic learning experience for the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36669
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamedesignjogofracoes.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons