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Título: Educação do campo no novo ensino médio do estado do Paraná: uma análise curricular da área de Matemática
Título(s) alternativo(s): Rural education in the new high school education in the state of Paraná: a curricular analysis of the area of Mathematics
Autor(es): Nogueira, Amanda Araujo Coelho
Orientador(es): Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Educação do campo
Currículos - Mudança
Educação - Finalidades e objetivos
Matemática (Ensino médio)
Education, Rural
Curriculum change
Education - Aims and objectives
Mathematics (High School)
Data do documento: 4-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NOGUEIRA, Amanda Araújo Coelho. Educação do campo no novo ensino médio do estado do Paraná: uma análise curricular da área de Matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: Com a reforma do Ensino Médio, de 2017, o Novo Ensino Médio passou a ser implementado no estado do Paraná a partir de 2022. Temos como objetivo, nesta pesquisa em nível de mestrado, investigar de que modo as propostas oficiais para o Novo Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná destinam-se às escolas do campo, de assentamento e acampamento, das ilhas e quilombolas, com enfoque nos componentes curriculares que envolvem Matemática. Para isso, realizamos a pesquisa em duas etapas: a primeira como uma pesquisa documental; e a segunda por meio de entrevistas com pessoas envolvidas no processo de elaboração de documentos curriculares. A primeira etapa da pesquisa se deu por meio de estudos bibliográficos, documentais e com base no referencial teórico adotado que trata da Educação do Campo, que abrange a discussão sobre as necessidades educacionais específicas das escolas do campo, de assentamento e acampamento, das ilhas e quilombolas, do currículo como instrumento de manutenção de poder e do Novo Ensino Médio, uma política educacional que faz parte de um conjunto de políticas que visam transformar o direto à educação em produto a ser adquirido. Na segunda etapa, foram entrevistadas cinco pessoas que colaboraram com a escrita dos documentos curriculares do Novo Ensino Médio específicos para a área de Matemática destinados a escolas do campo, escolas de assentamento e acampamento, escolas das ilhas e escolas quilombolas. Como resultado da pesquisa, destaca-se que os documentos curriculares foram construídos de maneira aligeirada, sem possibilitar diálogo com as escolas do campo e com as comunidades envolvidas. Além disso, os resultados desta pesquisa também deram suporte à criação de um Produto Educacional, destinado a professores, pesquisadores e outros interessados em compreender como se deu a construção de um currículo, a partir desta experiência específica.
Abstract: With the 2017 High School reform, the New High School was implemented in Paraná in 2022. Our objective in this master's-level research is to investigate how the official proposals for the New High School of Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná are aimed at rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools, with a focus on curricular components involving Mathematics. To this end, we conducted the research in two stages: the first as documentary research; and the second through interviews with people involved in developing of the curricular documents. The first stage of the research was carried out through bibliographic and documentary studies and based on the theoretical framework adopted, this framework is divided into three interconnected and fundamental sections, which deal with: Rural Education, which covers the discussion on the specific educational needs of rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools; the curriculum as an instrument of maintaining power; and the New High School, an educational policy that is part of a set of policies that aim to transform the right to education into a product to be acquired. In the second stage, we interviewed five people who collaborated in writing the New High School curriculum documents specific to the area of Mathematics, intended for rural schools, settlements and camps schools, islands schools, and quilombolas schools. As a result of the research, it is worth noting that the curricular documents were developed hastily, without allowing for dialogue with rural schools and the communities involved. Furthermore, the results of this research also supported the creation of an Educational Product aimed at teachers, researchers, and others interested in understanding how a curriculum was constructed based on this specific experience.
Descrição: Acompanha produto educacional "Entre expectativas e realidade: a construção do currículo do Novo Ensino Médio para a Educação do Campo no Paraná"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36661
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