Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36639
Título: Potencialidades de uma sequência de ensino para se introduzir a temática quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Potentials of a teaching sequence to introduce the thematic quantity of movement in the final years of elementary education
Autor(es): Felix, Hérica Maler Garcia
Orientador(es): Santos, Oscar Rodrigues dos
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Física
Aprendizagem
Teaching - Methodology
Physics
Learning
Data do documento: 14-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: FELIX, Hérica Maler Garcia. Potencialidades de uma sequência de ensino para se introduzir a temática quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.
Resumo: Este trabalho é fruto de um de mestrado profissional em Ensino de Física que objetivou o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de uma sequência de ensino sobre a Quantidade de Movimento para os anos finais do Ensino Fundamental, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A sequência de ensino buscou integrar atividades práticas, simulações e o uso de mapas conceituais para promover uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento. A pesquisa foi realizada com duas turmas do oitavo ano de uma escola pública da região centro-oeste do estado do Paraná, utilizando métodos qualitativos para analisar o impacto das estratégias pedagógicas utilizando por exemplo questionários, simulador, práticas e mapa conceitual, para verificar a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos questionários e mapa conceitual indicaram que a abordagem proposta aumentou significativamente o engajamento e a motivação dos estudantes, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. A análise dos questionários e mapas conceituais revelou uma evolução no entendimento dos conceitos físicos, evidenciando a eficácia das metodologias ativas (trabalhos em equipes, simuladores, práticas e mapa conceitual) empregadas. Os resultados indicam ainda que os estudantes desenvolveram habilidades críticas, como a capacidade de formular hipóteses e refletir sobre suas práticas, essenciais para a formação de indivíduos críticos e conscientes. Assim, podemos dizer que a sequência de ensino proposta não apenas atingiu seus objetivos educacionais, mas também contribuiu para a formação integral (o aprendizado abranja não somente os conteúdos acadêmicos, mas também a preparação para viver em sociedade), preparando-os para desafios futuros.
Abstract: This work is the result of a professional master's degree in Physics Teaching that aimed to develop, implement and evaluate a teaching sequence on quantity of movement for the final years of Elementary School, based on the Theory of Meaningful Learning. The teaching sequence sought to integrate practical activities, simulations and the use of conceptual maps to promote a deeper and contextualized understanding of the concepts of impulse and quantity of movement. The research was carried out with two eighth-grade classes at a public school in the centralwestern region of the state of Paraná, using qualitative methods to analyze the impact of pedagogical strategies using, for example, questionnaires, simulators, practices and a conceptual map, to verify student learning. The results of the questionnaires and conceptual map indicated that the proposed approach significantly increased student engagement and motivation, making classes more dynamic and interactive. The analysis of the questionnaires and concept maps revealed an evolution in the understanding of physical concepts, highlighting the effectiveness of the active methodologies (teamwork, simulators, practices and concept map) used. The results also indicate that students developed critical skills, such as the ability to formulate hypotheses and reflect on their practices, essential for the formation of critical and conscious individuals. Thus, we can say that the proposed teaching sequence not only achieved its educational objectives, but also contributed to comprehensive training (learning covers not only academic content, but also preparation for living in society), preparing them for future challenges.
Descrição: Acompanha: Proposta para o ensino de quantidade de movimento nos anos finais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36639
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciaquantidademovimento.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciaquantidademovimento_produto.pdf908,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons