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Título: Estudo das etapas de construção de uma moega rodoviária de concreto armado
Título(s) alternativo(s): Study of the construction stages of a reinforced concrete roadway hopper
Autor(es): Antonio, Isabela Versari
Orientador(es): Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
Palavras-chave: Grãos - Armazenamento
Construção de concreto armado
Cooperativas agrícolas
Grain - Storage
Reinforced concrete construction
Agriculture, Cooperative
Data do documento: 13-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ANTONIO, Isabela Versari. Estudo das etapas de construção de uma moega rodoviária de concreto armado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.
Resumo: A agricultura no Brasil é um dos principais setores da economia, contribuindo efetivamente para o crescimento do PIB nacional. O país tem se destacado principalmente por ser um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo. Dessa forma, é necessário que os grãos advindos da lavoura sejam armazenados em local apropriado, e o recebimento deles, seja em cooperativas, fábricas ou portos, é feito através de moegas. Atualmente, é deficitária as bibliografias disponíveis sobre esse tipo de construção, tendo sido realizada sem uma norma técnica regulamentada específica, sendo assim, este estudo tem como objetivo agregar informações importantes sobre técnicas construtivas, requisitos mínimos necessários e os tipos de moegas rodoviárias de concreto armado, mostrando as etapas construtivas básicas para a sua realização, desde a terraplenagem até o estrado metálico. Para esta finalidade acompanhou-se a execução de uma moega em uma fábrica de uma cooperativa no centro-oeste do Paraná, com capacidade máxima de 65 toneladas.
Abstract: Agriculture in Brazil is one of the main sectors of the economy, effectively contributing to the growth of the national GDP. The country has stood out mainly for being one of the largest producers and exporters of agricultural products in the world. Therefore, it is necessary for the grains from the fields to be stored in appropriate locations, and their reception whether at cooperatives, factories, or ports is done through hoppers. Currently, there is a lack of available literature on this type of construction, as it has been carried out without a specific regulated technical standard. Thus, this study aims to provide important information about construction techniques, minimum required standards, and types of reinforced concrete road hoppers, showing the basic construction stages for their execution, from earthworks to the metal grate. For this purpose, the construction of a hopper at a cooperative factory in the mid-west region of Paraná, with a maximum capacity of 65 tons, was monitored.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36633
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