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Título: Aprendizagem baseada em projetos em uma perspectiva Stem: influências do design da interface para a usabilidade do Tinkercad na modelagem em impressão 3D com foco na interação entre estudante e ambiente digital
Título(s) alternativo(s): Project-based learning from a Stem perspective: influences of interface design on the usability of Tinkercad in 3D printing modeling with a focus on the interaction between students and the digital environment
Autor(es): Fenato, Janaina Tas Gardenal
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sergio de
Palavras-chave: Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Aprendizagem baseada em problemas
Ambientes virtuais compartilhados
User interfaces (Computer systems)
Problem-based learning
Shared virtual environments
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FENATO, Janaina Tas Gardenal. Aprendizagem baseada em projetos em uma perspectiva Stem: influências do design da interface para a usabilidade do Tinkercad na modelagem em impressão 3D com foco na interação entre estudante e ambiente digital. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: Este estudo investiga as influências do design de interface do ambiente digital Tinkercad na aprendizagem baseada em projetos, sob uma perspectiva STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com o avanço da Indústria 4.0 e a popularização de tecnologias como impressão 3D, torna-se necessária a reestruturação dos processos educacionais para atender às novas demandas sociais e profissionais. A pesquisa analisa como a interação dos estudantes com o Tinkercad pode contribuir para a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, considerando aspectos de usabilidade e affordances digitais. Conduzida em um makerspace escolar com estudantes do 5º ano de Londrina (PR), a pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, por meio de estudo de caso. Os instrumentos de coleta incluíram questionários, gravações de tela e observações diretas durante atividades de modelagem para impressão 3D. A análise abordou as affordances digitais percebidas pelos estudantes e a usabilidade do ambiente, avaliada pelo instrumento System Usability Scale (SUS). Os resultados indicam que o design intuitivo do Tinkercad favoreceu o engajamento e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento de projetos. Foram identificados aprimoramentos em habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração, essenciais para os desafios do século XXI. A combinação da metodologia baseada em projetos com o ensino STEM revelou-se eficaz ao estimular a reflexão autônoma e a resolução de problemas, impulsionando a aprendizagem. Conclui-se que ambientes digitais com interfaces bem projetadas facilitam a navegação, oferecem feedback imediato e tornam o processo educacional mais dinâmico e alinhado às necessidades dos estudantes. A integração de tecnologias digitais inovadoras, como o Tinkercad, constitui uma oportunidade significativa para formar cidadãos preparados para um mercado de trabalho em constante transformação e para construir uma sociedade mais justa e sustentável.
Abstract: This study investigates the influences of the interface design of the Tinkercad digital environment on project-based learning, from a STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) perspective. With the advancement of Industry 4.0 and the popularization of technologies such as 3D printing, it is necessary to restructure educational processes to meet new social and professional demands. The research analyzes how students' interaction with Tinkercad can contribute to the construction of conceptual, procedural and attitudinal knowledge, considering aspects of usability and digital affordances. Conducted in a school makerspace with 5th grade students from Londrina (PR), the research used a qualitative quantitative approach, through a case study. The collection instruments included questionnaires, screen recordings and direct observations during modeling activities for 3D printing. The analysis addressed the digital affordances perceived by the students and the usability of the environment, assessed by the System Usability Scale (SUS) instrument. The results indicate that Tinkercad's intuitive design favored student engagement and autonomy in developing projects. Improvements were identified in skills such as critical thinking, creativity, and collaboration, which are essential for the challenges of the 21st century. The combination of project-based methodology with STEM teaching proved to be effective in stimulating autonomous reflection and problem-solving, boosting learning. It is concluded that digital environments with well-designed interfaces facilitate navigation, provide immediate feedback, and make the educational process more dynamic and aligned with students' needs. The integration of innovative digital technologies, such as Tinkercad, constitutes a significant opportunity to educate citizens who are prepared for a constantly changing job market and to build a more just and sustainable society.
Descrição: Acompanha produtos educacionais "Instrumento de avaliação de usabilidade de ambientes digitais: System Usability Scale (SUS) adaptado para o contexto pedagógico", "Quadro teórico-analítico: Affordances digitais" e "Tinkercad projeto: Geometria em ação"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36631
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