Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36630
Título: | Futebol e o ensino de física: correlações para abordagem do lançamento oblíquo no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Football and physics teaching: correlations for approaching oblique release in high school |
Autor(es): | Banaszewski, Bruno Cesar |
Orientador(es): | Costa, Rita Zanlorensi Visneck |
Palavras-chave: | Futebol Cinemática Física - Estudo e ensino Equações Soccer Kinematics Physics - Study and teaching Equations |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BANASZEWSKI, Bruno Cesar. Futebol e o ensino de Física: correlações para abordagem do lançamento oblíquo no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como meta principal elaborar uma proposta educacional para abordagem do movimento parabólico a partir de exemplos envolvendo futebol, considerando pressupostos da transposição didática. Inicialmente fez-se um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações que justificam a abordagem temática no ensino de física. Além destes referenciais, também foram consultados livros de física do Ensino Médio (EM) que foram usados como referência nas teses, dissertações e artigos lidos. Outras publicações consultadas foram artigos apresentados nas últimas edições de eventos da área de ensino, tais como o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Investigou-se ainda como o conteúdo de lançamentos é tratado nos livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Todo o trabalho de pesquisa preliminar norteou a organização de uma intervenção, que foi feita em sala de aula em uma turma de terceiro ano de um curso técnico em administração. Nesta intervenção as relações entre movimento parabólico e futebol foram utilizadas como princípio contextualizador. Constatou-se que esta estratégia de ensino tem capacidade de trazer mais significado ao processo de aprendizagem de um adolescente no EM. Este projeto avaliou a hipótese de que o ensino de física, a partir da abordagem temática “futebol”, traz uma prática mais contextualizada e tem potencial para despertar mais interesse do aluno pelo estudo desta disciplina. |
Abstract: | This work’s main goal is to develop an educational proposal to approach parabolic movement based on examples involving football, considering assumptions of didactic transposition. Initially, a bibliographical survey of articles, theses and dissertations was carried out that justify the thematic approach in physics teaching. In addition to these references, high school physics books were also consulted and used as references in theses, dissertations and articles read. Other publications consulted were articles presented in the latest editions of teaching events, such as the Physics Teaching Research Meeting and the National Physics Teaching Symposium. It was also investigated how the content of new releases is treated in textbooks approved in the National Textbook Plan. All preliminary research work guided the organization of an intervention, which was carried out in the classroom in a third-year class of a technical administration course. In this intervention, the relationships between parabolic movement and football were used as a contextualizing principle. It was found that this teaching strategy has the capacity to bring more meaning to the learning process of an adolescent in High School. This project evaluated the hypothesis that the teaching of physics, based on the “football” thematic approach, brings a more contextualized practice and has the potential to arouse greater student interest in the study of this discipline. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36630 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
futebolensinofisica.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons