Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36629
Título: | Fontes energéticas brasileiras: uma sequência didática com ênfase em questões sociocientíficas integradas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
Título(s) alternativo(s): | Brazilian energy sources: a didactic sequence with emphasis on socioscientific issues integrated with science, technology, society and environment |
Autor(es): | Moreira, Kelvin |
Orientador(es): | Hirsch, Luciana Rocha |
Palavras-chave: | Recursos energéticos - Brasil Sustentabilidade Didática Física - Estudo e ensino Professores de física Power resources - Brazil Sustainability Didatics Physics - Study and teaching Physics teachers |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MOREIRA, Kelvin. Fontes energéticas brasileiras: uma sequência didática com ênfase em questões sociocientíficas integradas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O desinteresse de alunos é um problema recorrente no ensino-aprendizagem de Física. Portanto, este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática para a disciplina de Física no Ensino Médio, com foco na matriz energética brasileira e na integração de Questões Sociocientíficas (QSC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa analisou as principais fontes de energia da matriz energética brasileira, destacando principalmente os aspectos socioambientais e os conceitos científicos de cada uma. Além disso, foram investigados documentos curriculares nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), que respaldam a importância do estudo da matriz energética no âmbito escolar. A revisão de literatura revelou uma carência de pesquisa sobre o tema nos últimos 20 anos e, com base na metodologia qualitativa, dentre os 21 artigos encontrados em levantamento no Portal de Periódicos CAPES, apenas 15 artigos foram criticamente analisados, onde nenhuma dessas obras aborda uma sequência didática sobre as fontes de energia, destacando a relevância deste trabalho. Como resultado, foi desenvolvida uma sequência didática de 10 aulas sobre as principais fontes de energia da matriz energética, contendo 2 aulas experimentais, baseada no referencial CTSA e com a utilização de QSC, fornecendo um recurso valioso para professores, promovendo uma abordagem contextualizada e crítica da matriz energética brasileira. Este trabalho contribui para a educação, compreensão e conscientização dos alunos acerca das questões energéticas, socioambientais e sobre as interações críticas entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. |
Abstract: | Student disinterest is a recurring problem in physics teaching and learning. Therefore, this work aims to develop a didactic sequence for high school physics, focusing on the Brazilian energy matrix and the integration of Socioscientific Issues (SSI) and Science, Technology, Society and Environment (STSE). The research analyzed the main energy sources in the Brazilian energy matrix, highlighting mainly the socioenvironmental aspects and scientific concepts of each one. In addition, national curriculum documents were investigated, such as the National Common Curriculum Base and the Complementary Educational Guidelines to the National Curriculum Parameters, which support the importance of studying the energy matrix in schools. The literature review revealed a lack of research on the subject in the last 20 years and, based on the qualitative methodology, among the 21 articles found in a survey on the CAPES Periodicals Portal, only 15 articles were critically analyzed, where none of these works addresses a didactic sequence on energy sources, highlighting the relevance of this work. As a result, a didactic sequence of 10 lessons on the main sources of energy in the energy matrix was developed, containing 2 experimental lessons, based on the STSE framework and using SSI, providing a valuable resource for teachers, promoting a contextualized and critical approach to the Brazilian energy matrix. This work contributes to students’ education, understanding and awareness of energy and socio-environmental issues and the critical interactions between science, technology, society and environment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36629 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fontesenergeticasbrasileiras.pdf | 920,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons