Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Pollyanna Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:33:41Z-
dc.date.available2025-04-23T17:33:41Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationMOURA, Pollyanna Ferreira de. Potencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "O mundo invisível dos microrganismos: Guia prático para professores"pt_BR
dc.description.abstractScience teaching in Early Childhood Education is implicitly addressed in the BNCC Fields of Experience, without including a specific component for the area. This research investigated how inquiry-based teaching can promote scientific literacy and develop scientific skills in five-year- o ld children, using the theme of microorganisms. Of a qualitative and longitudinal nature, the research collected data in three moments: pre-test, post-test and retention test. Scientific literacy indicators, semiotic records and children's speeches during investigative activities were applied. The results advanced the conceptual understanding of microorganisms and the development of scientific skills, such as observation and explanation, proving the effectiveness of inquiry-based teaching in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInquiry-based learningpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titlePotencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científicapt_BR
dc.title.alternativePotential of semiotic records in early childhood education: exploring microorganisms to promote scientific literacypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências na Educação Infantil é abordado de forma implícita nos Campos de Experiência da BNCC, sem incluir um componente específico para a área. Esta pesquisa investigou como o ensino por investigação pode promover a alfabetização científica e desenvolver habilidades científicas em crianças de cinco anos, utilizando o tema dos microrganismos. De caráter qualitativo e longitudinal, a pesquisa coletou dados em três momentos: pré-teste, pós-teste e teste de retenção. Foram analisados indicadores de alfabetização científica, registros semióticos e falas das crianças durante atividades investigativas. Os resultados demonstraram avanços no entendimento conceitual sobre microrganismos e no desenvolvimento de habilidades científicas, como observação e explicação, comprovando a eficácia do ensino por investigação na Educação Infantil.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1378-3935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024369478070319pt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861766195446524pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Eduardo Lemes-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6059814464331789pt_BR
dc.contributor.referee3Richardo, Jaiana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8282601477684526pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoinfantilalfabetizacaocientifica.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoinfantilalfabetizacaocientifica_produto.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons