Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628
Título: Potencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): Potential of semiotic records in early childhood education: exploring microorganisms to promote scientific literacy
Autor(es): Moura, Pollyanna Ferreira de
Orientador(es): Camargo Filho, Paulo Sergio de
Palavras-chave: Letramento informacional
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em investigação
Educação Infantil
Information literacy
Science - Study and teaching
Inquiry-based learning
Early Childhood Education
Data do documento: 16-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MOURA, Pollyanna Ferreira de. Potencialidades dos registros semióticos na educação infantil: explorando os microrganismos para a promoção da alfabetização científica. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: O ensino de Ciências na Educação Infantil é abordado de forma implícita nos Campos de Experiência da BNCC, sem incluir um componente específico para a área. Esta pesquisa investigou como o ensino por investigação pode promover a alfabetização científica e desenvolver habilidades científicas em crianças de cinco anos, utilizando o tema dos microrganismos. De caráter qualitativo e longitudinal, a pesquisa coletou dados em três momentos: pré-teste, pós-teste e teste de retenção. Foram analisados indicadores de alfabetização científica, registros semióticos e falas das crianças durante atividades investigativas. Os resultados demonstraram avanços no entendimento conceitual sobre microrganismos e no desenvolvimento de habilidades científicas, como observação e explicação, comprovando a eficácia do ensino por investigação na Educação Infantil.
Abstract: Science teaching in Early Childhood Education is implicitly addressed in the BNCC Fields of Experience, without including a specific component for the area. This research investigated how inquiry-based teaching can promote scientific literacy and develop scientific skills in five-year- o ld children, using the theme of microorganisms. Of a qualitative and longitudinal nature, the research collected data in three moments: pre-test, post-test and retention test. Scientific literacy indicators, semiotic records and children's speeches during investigative activities were applied. The results advanced the conceptual understanding of microorganisms and the development of scientific skills, such as observation and explanation, proving the effectiveness of inquiry-based teaching in Early Childhood Education.
Descrição: Acompanha produto educacional "O mundo invisível dos microrganismos: Guia prático para professores"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36628
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoinfantilalfabetizacaocientifica.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoinfantilalfabetizacaocientifica_produto.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons