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dc.creatorSilva, Adabiel Oleone da-
dc.date.accessioned2025-04-22T14:38:40Z-
dc.date.available2025-04-22T14:38:40Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Adabiel Oleone da. Avaliação da substituição da areia natural por areia de britagem nas propriedades do concreto de cimento portland . 59 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36610-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the influence of replacing natural sand with crushed sand on the fresh and hardened properties of a conventional concrete, with the aim of contributing to the mitigation of the exploitation of natural sand and disposal of accumulated stone dust. in the quarries in the form of crushing sand. Five treatments were defined, differing only in the proportion of fine aggregates, with other fixed parameters, namely the contents tested were 0% (reference trait), 25%, 50%, 75% and 100% of crushed sand in relation to the natural sand. For analysis in the fresh state, the slump test of the truncated cone was carried out, resulting that the higher the crushing sand content used, the lower the slump obtained, due to the greater specific surface of the pulverulent material. For the analysis in the hardened state, a compression test, traction by diametral compression and modulus of elasticity were performed. Regarding compression, it resulted in greater resistance in all mixes with some amount of crushed sand, with emphasis on the mix with 25% of crushed sand and 75% of natural sand, in which it obtained the best results. It was observed that substitutions between 25% and 50% are more viable because they improve the mechanical capacity of the material without large slump losses, which in turn can be adjusted to match the slump of the reference mix, obtaining a better cost-benefit ratio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectCimento Portlandpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectPortland cementpt_BR
dc.titleAvaliação da substituição da areia natural por areia de britagem nas propriedades do concreto de cimento portlandpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of replacemente of natural sand by crushing sand in the propertirs of portland cement concretept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de avaliar a influência da substituição da areia natural por areia de britagem nas propriedades em estado fresco e endurecido de um concreto convencional, com a finalidade de contribuir para a mitigação de exploração de areia natural e destinação do pó de pedra acumulado nas pedreiras em forma de areia de britagem. Foram definidos cinco tratamentos, diferindo apenas a proporção dos agregados miúdos, com demais parâmetros fixos, a saber os teores testados foram de 0% (traço de referência), 25%, 50%, 75% e 100% de areia de britagem em relação a areia natural. Para análise em estado fresco foi realizado o ensaio de abatimento de tronco de cone, resultando que quanto maior o teor de areia de britagem utilizado menor o abatimento obtido, devido à maior superfície específica do material pulverulento. Já para análise em estado endurecido foi realizado ensaio de compressão, tração por compressão diametral e módulo de elasticidade. Em relação a compressão, resultou em resistências maior em todos os traços com algum teor de areia de britagem, com destaque para o traço com 25% de areia de britagem e 75% areia natural, na qual obteve os melhores resultados. Observou-se que substituições entre 25% e 50% são mais viáveis por melhorarem a capacidade mecânica do material sem grandes perdas de abatimento, que por sua vez podem ser ajustados para equivaler o abatimento do traço de referência, obtendo melhor custo-benefício.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.contributor.referee1Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.contributor.referee2Pansera, Wagner Alessandro-
dc.contributor.referee3Ibrahim, Lucas Boabaid-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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