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dc.creatorComin, Cristian-
dc.date.accessioned2025-04-22T12:06:39Z-
dc.date.available2025-04-22T12:06:39Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.citationCOMIN, Cristian. Estudo de resistência à tração e seu comportamento em vigas de concreto armado de barras de PRFV. 61 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36599-
dc.description.abstractReinforcement corrosion in reinforced concrete structures is one of the main causes of pathologies in buildings and infrastructure works, compromising the stability and safety of the buildings, as well as being a factor of economic loss. As an alternative to mitigate this problem, Glass Fiber Reinforced Polymer (GFRP) bars in order to reinforce concrete structures are corrosion-resistant and less polluting in their manufacturing process. Currently, there are already examples of projects around the world that use this polymeric material, but with few applications are known in Brazil. Therefore, the present research focuses on studying the characteristics of tensile strength of GFRP bars compared to steel bars, as well as evaluating their behavior in concrete beams through an experimental program, in order to contribute to the construction of a technical framework on the subject. To achieve these objectives, GFRP bars and steel bars were submited to tension tests and reinforced concrete beams subjected to four-point bending were tested. It was possible to conclude that GFRP bars have higher tensile strength comparing to steel bars, with differences in their failure modes. With the assays on reinforced concrete beams, it was verified that different behaviors were obtained, being possible to verify analysis about the opening of cracks, displacement in the center of the span and ultimate resistance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectAço - Corrosãopt_BR
dc.subjectFibras de vidropt_BR
dc.subjectPolymerspt_BR
dc.subjectSteel - Corrosionpt_BR
dc.subjectGlass fiberspt_BR
dc.titleEstudo de resistência à tração e seu comportamento em vigas de concreto armado de barras de PRFVpt_BR
dc.title.alternativeStudy of tensile strength and its behavior in reinforced concrete beams of GFRP barspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA corrosão do aço nas estruturas de concreto armado é uma das principais causas de patologias em edificações e obras de infraestrutura, de modo que compromete a estabilidade e segurança das obras, assim como é um fator de prejuízo econômico. Como alternativa para mitigar esse problema, as barras de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) para reforço de estruturas de concreto é um material resistente à corrosão e menos poluente no seu processo de fabricação. Atualmente já existem exemplos de empreendimentos pelo mundo que utilizaram o material polimérico como armadura para estruturas de concreto, porém com pouca representatividade ainda no Brasil. Com isso, a presente pesquisa se ateve em estudar as características de resistência à tração das barras de PRFV em comparação às barras de aço, assim como avaliar seu comportamento em vigas de concreto através de um programa experimental, de modo a contribuir com a construção de um arcabouço técnico a respeito do tema. Para alcançar esses objetivos, foram ensaiadas barras de PRFV e barras de aço sob tração direta e vigas de concreto armadas submetidas à flexão em quatro pontos. Foi possível concluir que as barras de PRFV apresentam resistência à tração superior às barras de aço, com diferenças nos seus modos de ruptura. Com os ensaios em vigas de concreto armado, verifica-se que obtiveram comportamentos distintos, sendo possível aferir análises acerca de abertura de fissuras, deslocamento no centro do vão e resistência última.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.contributor.referee1Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.contributor.referee2Ferreira, Elizamary Otto-
dc.contributor.referee3Balestra, Carlos Eduardo Tino-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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