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dc.creatorOliveira, Leonardo Fernando de-
dc.date.accessioned2025-04-17T21:28:35Z-
dc.date.available2025-04-17T21:28:35Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Fernando de. Identificação de perfis de usuários nos aeroportos no Brasil usando técnicas não supervisionadas de aprendizado de máquina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36591-
dc.description.abstractThe growth of the airport sector in Brazil has increased competition among major airports, making it essential to understand the factors that influence passenger experience. This study aimed to identify user profiles at the 20 busiest airports in the country using unsupervised machine learning techniques on a dataset from the National Civil Aviation Secretariat. Clustering methods, such as K-Means and Hierarchical Clustering, combined with Multiple Correspondence Analysis (MCA), were applied to segment passengers based on behavioral and satisfaction characteristics. Cluster definition was based on the silhouette coefficient, resulting in three distinct groups for the K-Means method and two for the hierarchical method. The attributes considered included age, education level, household income, and satisfaction variables such as comfort, cleanliness, availability of power outlets, and restroom quality. The identified profiles were primarily defined by overall passenger satisfaction, with an emphasis on factors such as comfort, cleanliness, and ease of movement within the airport. The analysis highlighted that user experience-related variables were predominant in the formation of clusters, allowing for targeted actions aimed at personalizing and improving services at Brazilian airports.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectAnálise de clusterpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectServiços ao cliente - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAirportspt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectCluster analysispt_BR
dc.subjectConsumer satisfactionpt_BR
dc.subjectCustomer services - Evaluationpt_BR
dc.titleIdentificação de perfis de usuários nos aeroportos no Brasil usando técnicas não supervisionadas de aprendizado de máquinapt_BR
dc.title.alternativeIdentification of user profiles in brazilian airports using unsupervised machine learning techniquespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO crescimento do setor aeroportuário no Brasil tem aumentado a competitividade entre os principais aeroportos, tornando essencial a compreensão dos fatores que influenciam a experiência dos passageiros. Este trabalho teve como objetivo identificar perfis de usuários nos 20 aeroportos mais movimentados do país, utilizando técnicas de aprendizado não supervisionado de máquina em uma base de dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Foram aplicados métodos de clusterização, como KMeans e Método Hierárquico, combinados com Análise de Correspondência Múltipla (MCA), para segmentar os passageiros com base em características comportamentais e de satisfação. A definição dos clusters foi realizada com base no coeficiente de silhoueta, resultando em três grupos distintos para o método KMeans e dois para o método hierárquico. Os atributos considerados incluíram idade, escolaridade, renda familiar e variáveis de satisfação, como conforto, limpeza, disponibilidade de tomadas e qualidade dos sanitários. Os perfis identificados foram definidos principalmente pela satisfação geral dos passageiros, com destaque para fatores como conforto, limpeza e facilidade de deslocamento dentro do aeroporto. A análise evidenciou que variáveis relacionadas à experiência do usuário foram predominantes na formação dos clusters, permitindo direcionar ações voltadas à personalização e melhoria dos serviços nos aeroportos brasileiros.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Rafael Henrique Palma-
dc.contributor.referee1Lima, Rafael Henrique Palma-
dc.contributor.referee2Santos, Bruno Samways dos-
dc.contributor.referee3Bovo, Alessandro Botelho-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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