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Título: Aplicação de um sistema de gamificação para incentivo na participação de projetos
Título(s) alternativo(s): Application of a gamification system to encourage project participation
Autor(es): Kisihara, Leonardo Belo
Orientador(es): Quintilhano, Silvana Rodrigues
Palavras-chave: Gamificação
Administração de pessoal
Produtividade do trabalho
Engajamento (Filosofia)
Gamification
Personnel management
Labor productivity
Engagement (Philosophy)
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: KISIHARA, Leonardo Belo. Aplicação de um sistema de gamificação para incentivo na participação de projetos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: Atualmente, a gestão de pessoas desempenha um papel importante na promoção do engajamento e da inovação nas organizações. A gamificação, definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, emerge como uma estratégia inovadora para motivar colaboradores e fomentar a participação em projetos. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi aplicar um sistema de gamificação, denominado "Jornada da Inovação", para incentivar a participação de colaboradores em projetos de uma empresa do setor alimentício. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, baseada em observações e análises de resultados financeiros, produtivos e de engajamento. Dos resultados obtidos, constatou-se um aumento de 82% na participação de colaboradores, de 488% nos resultados financeiros diretos e 317% na produtividade advindos de projetos. Conclui-se que a gamificação é uma ferramenta promissora para aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores, contribuindo para melhores resultados organizacionais.
Abstract: Currently, people management plays a crucial role in promoting engagement and innovation within organizations. Gamification, defined as the application of game elements in non-gaming contexts, emerges as an innovative strategy to motivate employees and foster participation in projects. In this context, the general objective of this study was to implement a gamification system, called "Journey of Innovation," to encourage employee participation in projects within a food industry company. A qualitative research approach was employed, based on observations and analyses of financial, productive, and engagement outcomes. The results showed an 82% increase in employee participation, a 488% growth in direct financial results, and a 317% rise in productivity stemming from projects. It is concluded that gamification is a promising tool to enhance employee engagement and productivity, leading to improved organizational outcomes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36589
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