Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Ricardo-
dc.date.accessioned2018-12-01T19:29:59Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-01T19:29:59Z-
dc.date.issued2008-10-02-
dc.identifier.citationPAIVA, Ricardo. Aspectos estruturantes no processo de educação corporativa: a visão do RH de uma empresa siderúrgica. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3657-
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the aspects that set the actions in the Corporate Education (CE) process, within the Human Resources (HR) vision of an iron and steel industry. The following question is introduced here to give direction to the research: Which are the aspects that set the actions in the CE process within the HR vision of an iron and steel enterprise? The theory references deal with the following matters: CE with focus on continuous learning and the types of environment in which CE can be developed – training and development center and corporate university. With regard to the methodological procedures, the research is classified as having an inductive methodology, an applied nature, and a qualitative approach to its problematic matter. It is also classified as exploratory with regard to its objectives and as a case study in relation to its technical procedures. The research uses two scripts of half-structured interviews to collect data: documentation analyses and observation. The target public of the research is composed of nine co-workers of the Training and Development Sector and internal consultants of the HR Management of the enterprise. To extract the answers from the interviews, the methodology of content analyses was used. A big enterprise of the iron and steel industry type was selected in the Brazilian Southern Region (“Região Sudeste”). The results obtained indicate the aspects that set the actions in the corporate education process within the human resources vision of the researched enterprise, such as financial support allocated to the development of skills programs, the high level of support from high and medium management, the point being made of convincing the shareholders that it is necessary to invest in co-workers training to increase production, the positive acceptance within the enterprise of a corporate culture in the development of skills programs, and the presence of a specific sector for the development of the CE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação patrocinada pelo empregadorpt_BR
dc.subjectAprendizagem industrialpt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEmployer-supported educationpt_BR
dc.subjectManual trainingpt_BR
dc.subjectEmployees - Training ofpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.titleAspectos estruturantes no processo de educação corporativa: a visão do RH de uma empresa siderúrgicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar os aspectos estruturantes no processo de educação corporativa (EC) na visão do RH em uma empresa siderúrgica. Apresenta o seguinte problema para nortear a realização da pesquisa: Quais os aspectos estruturantes no processo de educação corporativa (EC) na visão do RH em uma empresa siderúrgica? O referencial teórico trata dos seguintes assuntos: a educação corporativa com foco na aprendizagem continuada e os meios de desenvolvimento da educação corporativa: centro de treinamento e desenvolvimento e universidade corporativa. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se classifica quanto ao método, indutivo; à natureza, aplicada; à abordagem do problema, qualitativa; aos objetivos, exploratória; aos procedimentos técnicos, estudo de caso. Usa dois roteiros de entrevista semi-estruturada, análise documental e observação para coletar dados. Foram entrevistados nove colaboradores, um gerente de RH, quatro colaboradores do setor de Treinamento e Desenvolvimento e quatro Consultores Internos da Gerência de RH da empresa, compondo assim a população da pesquisa. Para extrair as respostas às entrevistas, usa como método a análise de conteúdo. A empresa escolhida é de grande porte e do ramo da indústria de transformação, localizada na Região Sudeste. Os resultados obtidos indicam os aspectos estruturantes no processo de educação corporativa na visão do RH em uma empresa pesquisada, como o apoio financeiro alocado para os programas de capacitação; o grande apoio da alta e média gerência; a consolidação do convencimento dos acionistas de que, para melhorar a produtividade, é necessário investimento em capacitação dos colaboradores; a abordagem satisfatória pela empresa da cultura corporativa nos programas de capacitação; ter setor específico para desenvolvimento da EC.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899415470739719pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Patrícia Alcântara-
dc.contributor.referee2Coelho Junior, Thalmo de Paiva-
dc.contributor.referee3Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Paiva, Ricardo_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
954,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.