Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36577
Título: | O manhoso jeito de sentir as relações humanas: a contadora de histórias Conceição Evaristo em Histórias de leves enganos e parecenças |
Título(s) alternativo(s): | The sly way of feeling human relations: the storyteller Conceição Evaristo in Stories of light deceptions and appearances |
Autor(es): | Oliveira, Rafaella Siqueira Rodrigues de |
Orientador(es): | Matsuda, Alice Atsuko |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Escritoras negras Arte de contar histórias Performance (Arte) Evaristo, Conceição, 1946- - Crítica e interpretação Brazilian literature African American women authors Storytelling Performance art Evaristo, Conceição, 1946- - Criticism and interpretation |
Data do documento: | 13-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Rafaella Siqueira Rodrigues de. O manhoso jeito de sentir as relações humanas: a contadora de histórias Conceição Evaristo em Histórias de Leves enganos e parecenças . 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | A pesquisa se debruça sobre o tema – A linguagem performática da narradora/contadora – presente na obra Histórias de leves enganos e parecenças (2017), de Conceição Evaristo. Sendo assim, justifico meu trabalho com base no estudo de conhecimento sobre a produção acadêmica relacionada ao objeto de pesquisa. A pesquisa busca alcançar o objetivo geral de articular a estética da escrita da obra Histórias de Leves enganos e parecenças (2017), de Conceição Evaristo, com a arte milenar dos contadores africanos de histórias, o griot. Dessa forma, os objetivos específicos se delimitaram em identificar a temática dos 12 contos e da novela “Sabela”, interpretar a estética da linguagem escrita da narradora/contadora de histórias presentes nos textos e, por fim, verificar se a narração performática da autora é alinhada com a performance de um contador de histórias africano. Metodologicamente, a pesquisa é de perspectiva exploratória e bibliográfica, com análise qualitativa de cunho interpretativo, a fim de compreender os processos de produção escolhidos pela narradora/contadora. A partir desse posicionamento, para contemplar as discussões sobre Literatura Negra, os apontamentos do intelectual negro contemporâneo Luiz Silva (2010), conhecido também pelo pseudônimo de Cuti, e de Florentina da Silva Souza (2021), professora da Universidade Federal da Bahia, são utilizados para análise. Para as reflexões sobre resistência, os estudos têm base em Édouard Glissant (2005), com suas percepções sobre uma poética da diversidade e Maria Beatriz Nascimento (1994), sobre o quilombo como ponto de resistência ao sistema escravagista; e a escritora Conceição Evaristo (2020), com sua produção poética. Nessa direção, temos as cooperações de Edmilson de Almeida Pereira (2010), com os estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Além desse aporte teórico, o estudo se vale da estética de escrita escolhida e definida por Conceição Evaristo de Escrevivência (2020) e da teoria do realismo animista (2020), com as pesquisas do escritor de poesia Harry Garuba (2012) e do pesquisador Silvio Ruiz Paradiso (2020). Para tanto, é possível inferir que os resultados esperados sejam de que, por meio da sua estética de escrita, a escritora Conceição Evaristo, dotada de sabedoria, ao fazer uso das técnicas de contação de histórias, faça com que seu texto, escrito e elaborado pelas bases da oralidade, contribua para potencializar identidades negras e combater o silenciamento cultural imposto ao povo negro. Diante do exposto, optar por uma escritora que inspira um fazer literário de teor inclusivo, como Conceição Evaristo, é dar as mãos a uma escrita negro-feminina que transforma textos literários em discursos de representatividade coletiva de resistência. |
Abstract: | The research focuses on the topic, The performative language of the narrator/teller present in the work Histórias de leves enganos e parecenças (2017), by Conceição Evaristo. Therefore, I justify my work based on the knowledge study of academic production related to the research object. The research seeks to achieve the general objective of articulating the aesthetics of the writing of the work Histórias de leves enganos e parecenças (2017) by Conceição Evaristo, with the ancient art of African storytellers. Thus, the specific objectives were limited to identifying the theme of the 12 short stories and the soap opera “Sabela”, interpreting the aesthetics of the written language of the narrator/storyteller present in the texts and, finally, verifying whether the author’s performative narration is relevant to the performance of an African storyteller. Methodologically, the research will have an exploratory and bibliographical perspective, with qualitative analysis of an interpretative nature, in order to understand the production processes chosen by the narrator/teller. From this position, to contemplate the discussions on Black Literature will be the notes of the contemporary black intellectual Luiz Silva (2010), also known by the pseudonym Cuti, and Florentina da Silva Souza (2021), professor at the Federal University of Bahia. For reflections on resistance, the studies will be based on Édouard Glissant (2005), with his insights into a poetics of diversity; Maria Beatriz Nascimento (1994) with the quilombo as a point of resistance to the slavery system, and the writer Conceição Evaristo (2020), with her poetic production. In this direction, we have the cooperation of Edmilson de Almeida Pereira (2010), with studies on poetry and social demands in Brazil. In addition to this theoretical contribution, the study will draw on the writing aesthetics chosen and defined by Conceição Evaristo (2020) called Escrevivência and the theory of animistic realism (2020) with the research of poetry writer Harry Garuba (2012) and researcher Silvio Ruiz Paradiso (2020). To this end, it is possible to infer that the expected results are that through her writing aesthetics, the writer Conceição Evaristo, endowed with wisdom when using storytelling techniques, contribute to enhancing black identities and combating the cultural silencing imposed on black people. Given the above, opting for a writer who inspires resistance and dresses in struggle, like Conceição Evaristo, is to join hands with a black-feminine writing that transforms literary texts into speeches of collective representativeness of resistance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36577 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contadorahistoriasconceicaoevaristo.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons